Resende é uma grande cidade pequena

ChomskyResende é uma grande cidade pequena
Moro em Resende há pouco mais de duas décadas e gosto da cidade. Embora resistam por aqui algumas manias que me desagradam profundamente, como por exemplo, a falta de hábito da maioria dos motoristas em acionar a seta, informando (até mesmo aos pedestres) que direção pretende tomar ou algo parecido. Não compreendo essa aversão ao uso da seta. E há ainda outras coisinhas inconvenientes mas que a parte positiva, que é bem maior, compensa de longe. Uma dessas coisas que muito me agradam, é esse lado ainda interiorano de cidadezinha, em que as pessoas se conhecem pelo nome. Diga-me em que cidade grande, onde reina a competição em todos os sentidos, um taxista pararia seu carro em pleno horário de serviço para dar carona a um conhecido ? Pois aqui já ganhei carona de um a taxi. Nessa quarta fiz o trajeto do trabalho até em casa, como sempre a pé, e fui vivenciando o costumeiro rosário de encontros que servem para caracterizar esse lado cidade interiorana, que Resende ainda tem (que bom!). Como disse, sai do trabalho, em Campos Elíseos e caminhava em direção a minha casa, nas proximidades da Faculdade Estácio de Sá. Fui encontrando conhecidos pelo caminho. É sempre bom. Como daria uma passada na casa do Claudionor, subi a Cunha Bueno e passei diante do Bar Atlântico. A Sharlene arrumava o cenário para mais uma noitada no bar. Conversamos rápido e então o Luis Oswaldo Neves (Crioulo) apareceu para comentar o livro que emprestei a ele. Em contrapartida trouxe-me o ‘100 anos de Solidão’, que como já confessei envergonhado, ainda não li. Cheguei à casa do Claudionor e deixei um livro que lhe prometera. Desci a ladeira, tomei um caldo na Parada do Milho e ouvi do Ricardo Sabiá uma menção ao fraco desempenho do meu Botafogo no Brasileirão. Já quase chegando em casa entrei na padaria do ‘Fofo’ para comprar pão tatu, que adoro. Infelizmente não tinha e a atendente, cheia de bom humor e saudável intimidade respondeu: “é o período do defeso do tatu”. Rimos. Pequenas coisas de uma grande cidade pequena. Gosto disso.

Também por aqui, um grito pela Democracia
Ontem (quinta-feira) aconteceu um debate em defesa da Democracia e contra o golpe que está em curso no país. Foi no sindicato dos químicos no bairro Jardim Tropical. Um bate papo oportuníssimo, ao que me recorde, o primeiro da Frente Brasil Popular em nosso município. Participaram representantes de partidos de esquerda e linha popular e de organizações e entidades que representam parcela significativa da sociedade civil. No próximo dia 10 haverá no Rio de Janeiro, uma grande manifestação contra o governo ilegítimo, e provisório de Michel Temer, um dos beneficiários direto do golpe que afastou a presidente Dilma Rousseff, provocando uma ruptura democrática. O afastamento da presidente eleita democraticamente e sobre a qual não havia suspeita de crime, caracterizou o golpe político-judicial com suporte fundamental de grande parte da Mídia, comprometida, certamente com interesses nada nacionalistas e populares. A publicação da conversa de Jucá com o Sergio Machado deixou claro o golpe. Jucá falou com todas as letras que era preciso tirar Dilma do cenário para que a Operação Lava-Jato fosse estancada e eles (sobre todos pairam acusações de corrupção) ficassem livres. Falando na tal operação, o juiz Moro anda moroso demais depois que Dilma foi afastada, não anda não? Pra quem deseja entender melhor a situação política do Brasil e do mundo, recomendo assistir o documentário ‘Requiem for the American Dream”, com o linguista americano, Noam Chomsky (foto). A Netflix tem o filme.

TRIPA

* O Centro Cultural Visconde de Mauá informou essa semana quem foram os vencedores do XI Salão do Pinhão. Nas categorias Pintura/Desenho/Escultura, o belíssimo “Parceria” – Cerâmica de alta temperatura por Evelyn Kligerman e Luis Mérigo (Alto Maringá – RJ – Visconde de Mauá) e em Fotografia, o “Guardião da Noite” de Juliana Mello (Vale de Santa Clara – MG – Visconde de Mauá). O Centro Cultural Visconde de Mauá promove há onze anos o Salão do Pinhão, uma espécie de suporte artístico cultural da Festa do Pinhão. Sempre valorizando a arte e o artista da região * Ainda sobre o CCVM, será aberta neste domingo, dia 5, a exposição ”Borboletas na Mantiqueira”, com fotografias de Lino Matheus. A partir das 11h, após a abertura, comemorando o Dia Internacional do Meio Ambiente, haverá um bate papo com o chefe da APA da Mantiqueira, Paulo Henrique, conselheiros e demais interessados. A exposição ficará aberta sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h, de 06 de junho a 21 de julho de 2016, abrindo também durante a semana para as visitas guiadas escolares, previamente agendadas. Parabéns à Márcia Patrocínio * Na próxima terça-feira, dia 7, o Sindicato Estadual dos Professores (Sepe) de Resende, promove o encontro ‘Cultura Afro Brasileria’. O local do evento é a Polo UAB/Cederj, na Av. Coronel Mendes, 1920 (antigo Ciep do campo de aviação) das 7h30min às 11h30min e das 13h ás 17h. Inscrições: 3354-6767. Apoio Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação * Dia 10 de junho, acontece o Baile Charme dos Namorados, no CCRR. Começa às 23 horas com a Equipe Controle Dinâmico e os DJs: Motta, Luciana Melo e o nosso amigo Birinha. Neste sábado, dia 4, no programa Festa Charme, na Real FM, às 17 horas haverá sorteio de ingressos * Quinta da semana que vem começa a Feira do Livro de Resende (Flir). Beleza!!

ANIVERSÁRIO

Dia 29 de maio ficaram mais experientes: a Leone Cavalcanti, a Maria Cristina Ferrari, o Renato Ferraz e a Roxane Alexandre. No dia 30 foi a vez do Romar Henry, da Cida Prado e da Elizete Duarte receberem os ‘parabéns’. No dia 31 de maio inauguraram idade nova os amigos: Robson Monteiro, Suzana Santos, Simone Girão, Ismael Granjeiro e Tammy Uuk Ben. Dia 1º de junho mudaram de idade, o Wiliam Sampaio, o Gustavo Vilella Whately e a Alexandra Dutra. Dia 2, comemoraram mais um ano de vida o Antonio Neto e a Hurla Garutti. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.