Um brinde a Orestes Barbosa

Um brinde a Orestes Barbosa, criador do mais belo verso da língua portuguesa (1)
Boêmio, sonhador, sentimental e lutador. Era assim que se via o grande Orestes Barbosa. Profissionalmente repórter, mas também cronista e poeta. Amanhã, dia 7 de maio é data a ser comemorada por boêmios, idealistas e brasileiros legítimos. Nesta dia, há 123 anos nascia na Aldeia Campista (algumas quadras insuladas por Tijuca e Vila Isabel), Orestes Barbosa, um dos monstros sagrados da nossa cultura popular. Homem de tantas e tantas qualidades, mas que para estar no patamar em que está, bastaria ter escrito a letra de Chão de Estrelas, canção que abriga o verso mais bonito da língua portuguesa, na opinião de Manuel Bandeira e do Luis Oswaldo Neves, o Crioulo, do Bar Atlântico: Tu pisavas os astros distraída. Confesso que meu coração também se espreme ante a majestade lírica da letra de Orestes Barbosa, musicada por Silvio Caldas. Que por sinal batizara a valsinha de ‘Fostes a sonoridade que acabou’. O poeta Guilherme de Almeida impressionado com os versos cantados por Silvio “consertou” o título que ficou então, Chão de Estrelas. Como Orestes nasceu às 3 da madruga, vai ser fácil para a turma da boemia fazer um brinde na hora certa. Mas o brinde vale a qualquer hora. Eu, como estarei no samba mesmo, brindarei com os amigos. Saúde! e um viva à arte verdadeira, expressão da alma burilada pela razão.

Um brinde a Orestes Barbosa, criador do mais belo verso da língua portuguesa (2)
Além de lembrar um dos nossos boêmios fundamentais, a nota anterior serve também para sacramentar publicamente uma transação que envolve uma troca provisória de livros. Vou emprestar ao Crioulo a biografia de Orestes Barbosa escrita pelo também fundamental Carlos Didier e ele me emprestará o clássico do não menos fundamental, Gabriel Garcia Marques, “100 anos de solidão”, o qual ele já releu uma cem vezes, presumo. Confesso, envergonhado, que ainda não li o livro. Embora já tenha adquirido dois exemplares e os emprestado para nunca mais tê-los de volta. A culpa resistência é dos ciganos das primeira páginas que me emperravam a leitura. Nesse compromisso público eu e o Crioulo assumimos devolver os respectivos objetos de leitura, assim que possível. Sem pressa. A biografia é alentada e o outro são cem anos de solidão. Pra terminar, como vivemos dias embaçados e duros, repito o que disse Orestes Barbosa em seu livro Samba ainda no século passado, pra mostrar que a peleja vem de longe, é ardua, é inclemente, por vezes parece inglória, mas deve continuar: “A luta no Brasil pelo Brasil tem sido grande”. E como tem.

TRIPA
* Rolando nesta sexta-feira, dia 6, até as 13 horas, no Espaço ‘Z’, uma exposição de artesanato especial para o Dia das Mães. Aberta ao público. Entre as peças estão materiais reciclados, tricô e crochê, panos de prato, entre outros objetos decorativos e de utilidade para a casa. O artesanato é produzido nas aulas do Projeto que atende alunos da rede municipal e comunidade em geral. Funcionam 16 polos no município, localizados em escolas municipais, salões paroquiais, associações de moradores, centros de convivências e na Caixa das Arte Professora Cida Paiva, no bairro Alto dos Passos. Vale conferir! * Quem subir neste fim de semana à deliciosa região de Visconde de Mauá, seja ou não para a Festa do Pinhão, não deixe de visitar o Centro Cultural de Visconde de Mauá, lá mesmo na Vila. Ali está acontecendo mais uma edição do tradicional Salão do Pinhão, com fotos, esculturas e pinturas de artistas da região, tendo como tema o universo que envolve esse recanto da Mantiqueira. No CCVM você será muito bem recebido pela Márcia Patrocínio, diretora do local e antenada com tudo que acontece em termos culturais e artísticos naquele pedaço de paraíso. Bater o ponto é obrigatório * Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) está em Resende fazendo um levantamento para o inventário turístico da região. O trabalho foi encomendado pela Secretaria de Estado de Turismo e depois de pronto servirá de base para as iniciativas de divulgação dos atrativos turísticos locais. O técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Agenor Siqueira acompanhou essa semana a equipe da UFF que visitou: a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira Água Branca, a Igreja São Vicente Ferrer e a Igreja Nossa Senhora dos Aflitos, todos atrativos na Vila da Fumaça. E mais o Poço Bonito, a Pedra Sonora e a Trilha do Tatu na Serrinha do Alambari, e no planalto do maciço do Itatiaia: o Morro da Antena, o Morro do Couto, a Base das Prateleiras e a Cachoeira das Flores. Beleza!! * E agora, a nós botafoguenses e nós democratas, só nos resta ficar, como no filme, a espera de um milagre.

ANIVERSÁRIOS
Dia 29 do mes passado ficaram mais experientes o Luis Lindão (que está com um acervo de discos de vinil no Espaço ‘Z’) e a Lúcia Helena. No dia 30, quem soprou velinhas foi a amiga, Cíntia Periard. No histórico dia 1º de Maio, mudaram de idade a Marize Cordeiro, a Cristina Alves e a Mônica Vieira. No dia 2, outro trio inaugurou idade nova: a vereadora Soraia Balieiro, o Rodrigo Vieira e a Aline Ribeiro. No dia 3, um batalhão de amigos recebeu os ‘parabéns’: a Luciara Diniz (que paçoca!), a Helena Botelho, o Fernando França, o Tiago Fumaça, a Silvia Pimentel e o Rodrigo Alcantara. No dia 4, outro sexteto aniversariou: o Beto Oliveira, a Silvia Mônica, o Carlos Serra, o Vagner Firmo, o Paulo Machado e a Cida Dias. E ontem dia 5, comemoraram mais um ano de vida o Jorge Colistet e o Laercinho Almada. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.