Carta dos moradores do Jardim do Sol

Boa noite a todos os presentes e em especial aos amigos e moradores do bairro Jardim do Sol.

Somos um bairro que possui, aproximadamente, 500 residências e cerca de dois mil moradores. Nosso bairro tem 18 anos e estamos a 6,5 km da sede do Executivo Municipal e a 6 Km da sede do Legislativo Municipal, mas mesmo assim ambos os poderes ignoram nossos desafios.

Estamos em um momento de muito trabalho, reorganizando nossa Associação de Moradores, entre outros, mas nosso principal foco hoje é a pavimentação da Rua Doutor Jeferson Geraldo Bruno. Trata-se do único acesso ao bairro Jardim do Sol, uma via não pavimentada e que coleciona muitas histórias tristes. Muitas ações já foram tomadas para solucionar o problema de nosso único acesso por longos anos. Respeitamos desde os mais antigos moradores que estão nessa luta até os mais novos vizinhos que, ao chegarem em nosso bairro, renovam nossa motivação. Mas uma coisa é certa: não perdemos a fé que iremos ter sucesso.

Estamos vivenciando no Jardim do Sol pessoas com muitas ideias e vontade de lutar e isso é bom, pois há um sentimento comum entre todos, único e espontâneo em nossos amigos de não dar mais prazos para a Prefeitura Municipal concretizar a promessa feita por muitas vezes e não cumprida em seus prazos de pavimentação do acesso ao bairro. Todos nós estamos de acordo que o mais importante é o documento que está sendo preparado por uma equipe de moradores que será entregue ao Ministério Público. Isso é fundamental por motivos de segurança e dos riscos que estamos correndo em situações emergenciais, então vamos continuar colhendo assinaturas o máximo possível, porém, enquanto isso, vamos agir de outras formas.

Uma dessas nossas atitudes é estar presente em sessão de plenário e manifestar nossa indignação pelo abandono que os vereadores elitos por nós tratam esta situação. É fato que devido às tarefas do cotidiano não é possível sempre estarmos reunidos como hoje em plenário. Somos mães, chefes de família, trabalhadores que dispomos de pouco tempo para estar presente, mas acompanhamos através da imprensa, site da Câmara e internet em geral, as indicações e votações dos senhores vereadores, e não observamos nenhum dos senhores indicarem ou lutarem pelo Jardim do Sol.

É natural que alguns dos presentes e até mesmo vocês, vereadores eleitos por nós, acreditem ou justifiquem que não carece estarmos aqui, pois o Legislativo tem como missão fiscalizar o Executivo, criar e aprovar leis, e isso é verdade. Mas agora vos afirmamos que o papel do legislador é mais complexo. São dos senhores a responsabilidade de aprovar o Orçamento Municipal a cada ano, o quanto do montante de dinheiro irá gastar nas necessidades do município, inclusive na parte de infraestrutura, além daquele já regulamentado por lei federal, como Educação e Saúde, e nos últimos anos aprovaram de forma inconsequente o pedido feito pelo Executivo Municipal de 40% do Orçamento livre para suas manobras fiscais e gastos sem a necessidade de votação de vocês próprios.

Sendo assim, é responsabilidade dos senhores em nos dar satisfação e nos dizer: o que é que vocês fizeram nestes últimos três anos e meio em prol de nosso acesso? Vamos ajudar a rsponder a esta pergunta argumentando com mais uma curiosidade. A palavra vereador deriva de veredas, ou seja, vereador é aquele que anda por veredas ouvindo e colhendo informações da população para legislar para a população. Andar está no mais puro sentido da palavra de caminhar, e nisto os senhores tem um grande déficit em relação ao nosso bairro.

Não viemos aqui pedir nada, viemos exigir aquilo que é responsabilidade e trabalho do poder público. Não somos nem gratos e nem ingratos pela nossa reivindicação, somos pessoas exrcendo nosso direito de cidadãos e nosso dever como eleitores. Nossos deveres são iguais à nossos direitos e menores que nossas responsabilidades, por isso antes de exigir a pavimentação imediata do nosso acesso, todos pagamos nossos impostos, os quais não estão tendo retorno em nosso bairro e município.

Com isso concluímos que o Jardim do Sol não é um bairro formado por um conjunto de 500 residências, nosso bairro é formado por dois mil moradores, que todos os dias estão lutando para fazer daqui o bairro mais amigo e unido de nossa cidade.

Quem pensa que a retirada das máquinas da obra de acesso ao Jardim do Sol cerrou nossas esperanças, não nos conhece e está enganado. Este ato inconsequente de retirada das máquinas nos uniu ainda mais, fazendo de nós vizinhos e amigos. Com o mesmo objetivo, em uma única direção, não aceitar a prorrogação do prazo de início das obras do acesso.

Nós, moradores do Jardim do Sol, agradecemos a atenção de todos e convidamos a todos a estarem conosco e conquistar esse objetivo, que é a pavimentação da Rua Doutor Jeferson Geraldo Bruno.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.