Mudança de itinerário confusa no Paraíso

avisoA mudança do itinerários das linhas 275 (Primavera x Paraíso), 280 (Cidade Alegria x Paraíso), 215 (Surubi x Morro do Cruzeiro), 505 (Resende x Rio Preto), 510 (Resende x Fumaça) e 175 (Casa da Lua x Jardim do Sol) ainda pegou muitos usuários de surpresa na manhã deste sábado, dia 5. É que os ônibus que vêm do Centro de Resende não passarão mais pela Graal e, como muitas pessoas desconheciam a mudança, ficaram no ponto esperando ônibus que não iriam passar.

Os moradores do Paraíso também se mostraram surpresos com a alteração, mas muitos aprovaram o novo itinerário.

– Nem sabia, fui de manhã para a cidade e peguei o ônibus em um ponto mais distante, então só descobri na volta. Achei bom, porque moro para cá, então para mim posso dizer que ganhei tempo – comentou Graça Santos, que vive no Paraíso.

– Pelo menos eu estou adorando. Não dá aquela volta desnecessária passando pela Graal, acho melhor – disse Bianca Araújo.

Os próprios motoristas e trocadores revelaram que, apesar de um aviso ter sido fixado nos ônibus, a maior parte dos passageiros não sabia sobre a mudança. Como não há qualquer informação no Ponto da Graal e nem funcionários da Superintendência de Trânsito ou da Viação São Miguel para dar informações, ao descobrirem os novos itinerários muitas pessoas questionaram a falta de avisos.

– Gostei da mudança, porque o ônibus tem que fazer retorno, dá duas voltas e eu achava um absurdo ter esse desvio, mas a gente tem que saber em quais horários vai ter ônibus, tínhamos que ser informados aqui e isso não aconteceu – disse uma passageira que não revelou o nome.

– É péssimo, porque venho de um ponto e desço na Graal para pegar outro, agora vou ter que andar. E quando eu estiver com bolsa? Fora que os ônibus que passam por aqui passam de duas em duas horas ou uma em uma hora, reduziu muito a oferta – avaliou Maria de Lourdes.

– Uso muito o Jardim do Sol quando vou para a casa da minha mãe e não cheguei a ver aviso em ônibus, mas acho que tinha que ter aqui. Costumo às vezes ir de ônibus para lá e não sabia, mas acho que até minha irmã que pega essas linhas com mais frequência também não sabia. Devia ter colocado o aviso aqui, porque no ônibus o pessoal entra muito apressado, entra já para sair e não vê esses avisos. Devido à demora de um ônibus, talvez alguém até procure saber o que aconteceu, mas antes disso já deveria estar avisado aqui que não vai passar – analisou Vera Lúcia da Silva.

Os usuários aproveitaram para reclamar dos atrasos. Edson Ribeiro dos Santos estava na Graal há mais de uma hora esperando o 145 na manhã de sábado e classificou a falta de informações, não apenas sobre as mudanças, mas sobre todo o itinerário, como falta de respeito.

– Estou aqui esperando o 145 há mais de uma hora e não passou. Demora dez anos para passar. Informação é o que falta, passa tal ônibus, de tantas em tantas horas, porque não põe um painel com isso aqui? Pago imposto e acho isso uma falta de respeito com o ser humano. Eu preciso de ônibus para trabalhar e não sei nem se passa e quando passa. Parece que o ser humano é bicho – concluiu Edson dos Santos.

Segundo o aviso, colocado nos ônibus com data do dia 26 de fevereiro, as mudanças foram aprovadas na reunião do Comutran. A última havia sido realizada no dia 25, mas segundo um dos conselheiros, Paulo César da Costa, o Paulão, as mudanças não foram discutidas neste dia.

– Tenho que confirmar e ver o dia direito, mas na última reunião não me lembro de discussão sobre mudança de itinerário de ônibus, apesar de terem falado que foi aprovado pelo Comutran. Lembro só que estavam discutindo a entrada de novos integrantes, porque tem um monte de conselheiro trocando – declarou Paulão.

O BEIRA-RIO fez contato com a Superintendência de Trânsito de Resende e com a Viação São Miguel e aguarda as respostas sobre as mudanças.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.