Acredite se Quiser

– As empresas da região voltaram a demitir. Na Man Latin America, no dia 26, mais de 40 executivos foram “convidados” a aderir a um Plano de Demissão Voluntária (PDV) que prevê 10 meses de salários e plano de saúde por cinco meses a quem pagar R$ 2 mil. Alguns conseguiram serem remanejados para outros setores ou até deixar os privilégios de um cargo executivo para continuar na empresa, mas outros acabaram saindo. Na semana seguinte, no dia 3, a “proposta” de PDV começou a ser feita a alguns funcionários, com a diferença de que se não aceitassem seriam obrigados a entrar no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que suspende os contratos e paga cerca de um terço do que o trabalhador recebe enquanto está trabalhando. A meta é reduzir 30% do efetivo. Tenso.

– A denúncia de que o vereador Tiago Vieira Martins, o Tisga (PPS), é suspeito de grilagem de terras na comunidade sem terra “Terra Livre” está sendo analisada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O Ministério Público Federal (MPF), que estava com o caso, até hoje não recebeu retorno do INCRA sobre as terras. A informação é importante porque caso o órgão federal não se interesse, o caso tem que se investigado no ministério estadual. No entanto, para “adiantar os trabalhos”, o MPF continua com o inquérito, mas já despachou cópia dos documentos para a análise estadual ter início. Segundo o MPF, a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) também já realizou vistorias na área, para avaliar a questão ambiental do terreno, e um processo sobre o caso também está em andamento na Justiça comum.

– Ainda sobre o MPF, o inquérito que investiga a obra da creche da Morada do Contorno, cuja marquise desabou, levando risco a 150 crianças, está em fase de instrução. Além da continuação da interdição do imóvel, o Município de Resende afirmou ao MPF que está adotando todas as providências solicitadas, que incluem apuração administrativa de todo o processo da obra e tentativa de fazer as empresas responsáveis ressarcirem o erário público. Como isso está sendo cumprido, se a prefeitura e os vereadores insistem em dizer que o engenheiro responsável por uma das construtoras sumiu?

– O consultor Ricardo Abbud de Azevedo, preso suspeito de fraudes em licitações na Câmara Municipal de Resende, também conseguiu o benefício do Habeas Corpus, como mostra o processo eletrônico criminal. Embora na parte liberada do processo a data em que o benefício foi concedido não fique clara, no dia 26 de fevereiro ele se apresentou à Justiça, atualizando seu endereço, mostrando que na ocasião já estava em liberdade.

– A cassação do prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Bastos Ypê, entrou novamente na pauta de votações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 1º, mas foi retirado de pauta por um pedido de vista do Ministro Dias Toffoli. Já o processo de cassação do prefeito de Resende, José Rechuan Junior (PP), saiu da gaveta, mas ainda está sem novidades. É que foi feito um novo pedido de efeito suspensivo da cassação, mas como um pedido anterior já havia sido até concedido, o segundo foi considerado prejudicado pelo Ministro Gilmar Mendes, relator do TSE.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.