Inspiração para o Afro Butoh

Um mês após apresentar no XV Festival de Teatro de Resende a peça “Orí”, a companhia criada pelo diretor, ator e performer Calé Miranda estreará mais um espetáculo de dança-teatro na região, dessa vez homenageando o dramaturgo francês Antonin Artaud, muito estudado pelos criadores do butoh, um estilo de dança-teatro japonesa que nos últimos anos, junto com a mitologia afro-brasileira, vem servindo como base de pesquisa para a criação dos novos espetáculos da Cia da Ação.

– O Artaud passou uma parte de sua vida internado em hospícios por sofrer de esquizofrenia. Ainda assim, a companhia o considera que ele foi uma pessoa lúcida e faz uma homenagem ao dramaturgo e às ideias deste, que serviram de base para os que criaram a dança-teatro butoh, ainda que a peça não tenha qualquer relação com a dança – explica Calé.

A apresentação realizada pela companhia acontece entre os dias 20 e 24 deste mês, no Galpão Espaço Box, em Penedo, a partir das 19 horas. “Em Resende, a gente ainda não sabe quando estaremos nos apresentando, uma vez que aqui não tem um teatro de arena (os teatros são todos com palco italiano, que segundo ele, não é o ideal para contato com a plateia) e o espetáculo precisa da proximidade do elenco com os espectadores”, relembra.

Fotos: Divulgação

Conheça o novo trabalho da Cia da Ação! no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.