Os filhos podem continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo.
As férias começaram e os pais já começam a se desesperar: o que fazer com tanto tempo livre? Esse momento, que parece tão simples, tem um valor incalculável para o crescimento saudável da criança e pode ser vivido com mais intensidade quando a agenda dos pequenos não está atribulada.
É importante procurar experiências de qualidade que podem ser compartilhadas em família, com direito a aprendizado e descobertas. Pensando nisso, a arte-educadora Fátima Balthazar, assessora pedagógica do Sistema Educacional Família Escola de Curitibaela, propõe um cardápio de férias – com uma atividade por dia da semana – para que pais se organizem e filhos não fiquem ansiosos devido à falta de rotina, ou à mercê da programação da TV. Veja a seguir.
Dia 1: Jogo
É certo que as crianças brincam com os coleguinhas, mas e com a família, têm brincado também? Deixe a criança escolher um jogo de tabuleiro, uma brincadeira tradicional (como Stop), bingo ou baralho, para que toda a família – convidados também são bem-vindos – brinque junta.
Dia 2: Cinema com pipoca
“Que filme você gostaria de assistir?” – em vez de impor um de seu gosto, deixe que a criança decida um filme para que vocês vejam juntos. Para acompanhar, faça pipoca e peça para ele dividi-la em porções iguais para todos os participantes – assim, ele treina quantidades e ainda valoriza mais a atividade, pois está participando ativamente dela. Para acompanhar, um suco de fruta bem saudável vai bem.
Dia 3: Gincana do quero-quero
A casa anda um pouco bagunçada? Está na hora de achar aquilo que foi perdido e ninguém nunca mais achou. Você diz: “Eu quero um/uma…”, e lá vão as crianças atrás do objeto. Para incentivar o discernimento, peça itens coloridos (um lápis azul-claro, por exemplo) ou que não são tão óbvios para a criança (como pregadores de roupa).
Confira mais dicas para se divertir com as crianças nas férias. Assine o jornal BEIRA-RIO.