Novas regras para vans e ônibus de turismo já estão valendo em Penedo

A Secretaria Municipal de Turismo de Itatiaia divulgou, na manhã desta segunda-feira, dia 28,  que os novos procedimentos para a entrada de ônibus e vans de turismo em Penedo, Itatiaia, estão valendo desde o dia 19. As orientações vêm sendo repassadas aos condutores com o objetivo de promover o ordenamento do trânsito.

De acordo com a secretária de Turismo, Roberta Dias, as alternativas para melhorar o fluxo do transito no bairro, bem como as soluções para os estacionamentos destes transportes e a forma de divulgação de informações aos condutores, foram definidos durante reunião realizada com representantes das secretarias de Turismo, Ordem Pública e suas divisões: Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia (COMTUR), Guarda Municipal e Divisão Executiva de Trânsito (DETRA).

Os novos procedimentos preveem o estabelecimento de locais específicos para embarque e desembarque, estacionamento e manobra, bem como cadastramento dos motoristas, empresas de ônibus e guias de turismo profissionais. A finalidade é reduzir o impacto negativo causado pelo tráfego de ônibus de passeio pelas principais avenidas do bairro, o que tem acarretado engarrafamentos, rompimentos de fiação de energia elétrica e telefonia, além de transtornos tanto para os turistas e empresários locais quanto para os moradores, uma vez que os ônibus não contavam com locais específicos para estacionar.

As medidas estabelecidas obedecem legislações como: A Lei Estadual nº 4.315/2004, que determina a obrigatoriedade da presença de Guia de Turismo em excursões de turismo realizadas no Estado do Rio de Janeiro; a Lei Federal nº 8.623/1993, que dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e outras providências; e o Decreto Municipal nº 1.234/2004, que proíbe a circulação de ônibus e microônibus de turismo no bairro de Penedo.

Somente no primeiro fim de semana da ação cerca de 80 ônibus de turismo circularam em Penedo. O trabalho de orientação, que teve continuidade neste sábado e domingo (26 e 27), foi realizado por profissionais da Secretaria de Turismo em parceria com a Guarda Civil Municipal.

– Começamos a implantar as mudanças na semana passada com a parada obrigatória no Portal de Penedo dos transportes turísticos para cadastramento e informações. Estamos orientando as empresas de transporte turístico sobre a presença obrigatória de guias de turismo nos ônibus, o que, a partir de 2016, será fiscalizado efetivamente. Esse ordenamento é fundamental para a sustentabilidade da atividade turística, pois sempre destacamos que a cidade para ser boa para o turista, primeiro tem que ser boa para os moradores – afirmou a secretária, Roberta Dias.

Roberta ainda ressaltou que os ônibus podem parar em estabelecimentos comercias com estacionamento adequado ou parar para embarque e desembarque dos passageiros em local permitido no centro de Penedo, evitando, assim, transtornos no trânsito.

Segundo o secretário de Ordem Pública de Itatiaia, José Luiz Adelino de Albuquerque, com o ordenamento, os ônibus só poderão embarcar e desembarcar os passageiros em áreas determinadas. Os percursos dos ônibus comuns deverão ser feitos, obrigatoriamente, até a Praça da Fazendinha, no Alto Penedo, e os ônibus do tipo “double class” só poderão trafegar até a Praça Finlândia, devendo retornar deste ponto. Depois do desembarque, cada ônibus deverá se dirigir ao loteamento Nova Penedo para estacionar até o horário combinado para a partida. Cada ônibus deverá parar no Portal de Penedo, para cadastramento e recebimento das orientações das novas regras de deslocamento.

 Foto: Prefeitura de Itatiaia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.