Fórum Regional de Turismo chega pela primeira vez a Região das Agulhas Negras

Citado pelo secretário estadual Sávio, o deputado Noel de Carvalho (ao centro) marcou presença durante o evento

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 27, o Fórum Regional do Turismo – Edição Agulhas Negras, evento que aconteceu em Penedo (Itatiaia), no Catre Convenções, e que debateu os gargalos que ainda se apresentam pós-pandemia. A abertura – que iniciou dentro do horário previsto (9 horas) – foi realizada durante a manhã, com a presença de prefeitos da região, do vice-prefeito e secretário de Turismo de Itatiaia, Denilson Sampaio, vereadores e outros deputados federais e estaduais, entre eles Noel de Carvalho (Solidariedade).

Um dos que fizeram o uso da palavra foi o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira (PTB). “É um privilégio, e vamos trabalhar para os jovens e fazer de Itatiaia um município exemplo, por que não o melhor?”, destacou.

Também se pronunciou o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, que agradeceu ao prefeito anfitrião e falou sobre a capacitação e investimentos que a região vai receber. Saudou as autoridades e destacou o carinho a Roberta (Oliveira, secretária executiva do Conretur, e que participou de uma das mesas realizadas no evento) que colocou como um ícone do Turismo na região, e também “ao mestre deputado Noel de Carvalho”, por quem o secretário tem “um carinho imenso”.

Sávio citou durante o encontro vários programas e serviços da Secretaria Estadual de Turismo, entre eles o convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) do Plano Turismo +10 anos 2021-2030, que está na fase de coleta de informações turísticas; a retomada do hub internacional e fortalecimento dos aeroportos do interior; o lançamento no ano passado do Turismo Presente; o programa de obras de infraestrutura turística e o desenvolvimento turismo rural.

Sávio Neves, que assumiu a Secretaria de Estado de Turismo há pouco tempo, anunciou programas e serviços para o setor

Outras realizações também destacadas pelo secretário foi o Programa do Artesanato Fluminense, que entregou 1.452 carteiras somente em 2021, além do programa de excelência em gestão do turismo Fluminense, com 73 municípios atendidos e a criação do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense. Ele adiantou que outros dois serviços ainda seguem em andamento para implementação, o Cicloturismo e a Sinalização Turística, com mais de 60 milhões de reais em placas turísticas.

Durante o evento também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para incrementar o artesanato nos quatro municípios da região (Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real), e a também uma carta de compromisso que incluirá os municípios de Itatiaia e Quatis no projeto Cidades Sustentáveis.

O secretário abriu a programação do evento com a palestra “Perspectivas e oportunidades para o Turismo Fluminense”, com a realização em seguida da mesa “Inovação em turismo: estratégias, boas práticas e tendências”, com a participação de Leo Balardjischvili (Sócio na C2Rio Viagens e Turismo), Paula Rascão (Sócia Fundadora da eTrilhas), Sabrina Ribeiro (Sócia na Empório High-Tech) e mediado pelo consultor do Sebrae-RJ, Flávio Gueiros, e a assinatura de Termos de Cooperação Técnica do Artesanato.

A programação teve continuidade durante a tarde desta quarta-feira, com outras mesas de debate de temáticas variadas inseridas no contexto turístico, como esporte, gastronomia, hospedagem, cultura e desenvolvimento econômico, com encerramento a partir das 18 horas. Além das autoridades e das mesas de debate, vários estandes das secretarias de turismo da região marcaram presença, incluindo o do setor de artesanato.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.