Amar realiza limpeza de rios

No último final de semana, a Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) começou a retirada de árvores e outros materiais derrubados pela chuva dos últimos dias em rios e córregos do município como parte do programa de prevenção às enchentes desenvolvido pela Prefeitura, com o apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Obras e da Coordenadoria de Defesa Civil.

O objetivo do trabalho conjunto é o de fazer a retirada de árvores derrubadas pelas chuvas e outros materiais como entulhos que possam obstruir a passagem natural desses rios, evitando represamento da água e a possibilidade de enchentes, de acordo com o presidente da Amar, Wilson Moura (na foto, com o microfone).

Nesta primeira etapa, os trabalhos aconteceram nos rios Sesmarias, na altura do Bairro Jardim Brasília; e Alambari, no bairro de mesmo nome. Segundo Moura, o trabalho abrange também situações de queda de árvores em vias públicas, como ocorreu nos bairros Cidade Alegria, Surubi e Manejo. Mas ele salienta que a prioridade neste momento são os rios e córregos “já que o Município passa por um período intenso de chuvas e é preciso afastar ao máximo o risco de enchentes”.

Os moradores também podem colaborar com a Prefeitura neste trabalho preventivo contra as enchentes. Quem detectar galhos e troncos de árvores caídas dentro de rios, córregos ou em vias públicas pode ligar para a Ouvidoria da Prefeitura pelo 0800-889-0808 ou para a AMAR no telefone 3354-8663.

Fotos: Jorge Trindade

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

One thought on “Amar realiza limpeza de rios

  1. Que seja bem vindo Wilson Moura e veja com outros olhos as condições dos córregos e rios de nossa cidade que necessitam de ajuda para a recuperação e Proteção da nosso Meio Ambiente. Que Leis Ambientais sejam respeitas, pois vejo o descaso do cidadão que joga entulhos de construção em qualquer terreno e começa virar uma lixeira. Córregos de águas limpas que começam a receber esgoto e que a Água das Agulhas Negras demora vários dias para arrumar no bairro onde o esgoto é tratado. Moradores que jogam entulhos (como computador, sofás, televisão, tem de tudo, etc.) em encostas ou nos córregos. No Parque Embaixador, na última rua onde o ônibus passa, já tem uma cratera, deslizamento de terra e entulhos de construções. Em vários bairros observei os mesmos problemas, na Morada da Barra tinha algumas Lagoas, que foram destruídas pelos homens. Observei os Córregos que cortam vários bairros como o Boa Vista 1, Cidade da Alegria, estão esquecidos precisam de cuidados estão cheios de garrafas pet, entulhos e lixos variados. O nosso município precisa orientar os moradores para a recuperação das matas ciliares próximas dos córregos e rios. Precisa orientar sobre os entulhos e lixo. E lembrar das consequências do descaso como: mosquito da dengue, culex, deslizamento de terra e inundações. Sou um Ambientalista, nossos córregos, rios e lagoas pedem SOCORRO!!!

    Morador, nascido e criado em Resende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.