Comerciantes tentam driblar a crise com vendas de finados

Alguns comerciantes de Resende tentaram aproveitar o feriado de Finados para  driblar a crise e conseguir algum dinheiro nesta segunda-feira, dia 2. Todos os anos eles vendem velas, flores naturais e artificiais próximo ao cemitério Senhor dos Passos e afirmaram que o movimento deste ano não está menor que nos anos anteriores.

– Nessa época a gente tem que vir aqui para cima mesmo com as flores que saem mais para Finados, que são os crisântemos, as palmas e as rosas. Não estou sentindo diferença em relação aos outros anos, não, está sossegado, graças a Deus – comentou o comerciante Sebastião Diniz, que vende flores naturais o ano todo.

Quem trabalha com as flores artificiais relatou estar tendo alguma dificuldade, mas ainda assim está conseguindo realizar suas vendas.

– Vendo no Dia das Mães, Finados, participo de feira de artesanato. Tem anos que venho, fiz bodas de prata já. Nesse ano está indo devagar, mas está indo – avaliou a comerciante Rosemira Glória do Nascimento.

Tem gente que coloca a família toda para ajudar, como Aldalézio Monteiro Ferraz.

– Esse terreno é da família Monteiro e todo ano a gente faz aqui de estacionamento. Durante a maior parte do ano ele fica vazio, mas quando podemos, colocamos a família inteira para trabalhar e está dando para salvar um dinheirinho – comentou Aldalézio Ferraz.

Para quem vai ao cemitério, os comerciantes são uma ajuda, já que algumas pessoas não teriam condições de procurar os serviços de velas e flores nas lojas.

– Facilita muito eles estarem aqui, todo ano compro e vou na mesma banca. Ter que sair para procurar onde tem flores e está aberto é complicado. Comprar aqui é bem melhor – comentou Luzia dos Anjos, uma das pessoas que passaram pelo local.

Mas não é apenas para ganhar dinheiro que alguns serviços são oferecidos. Alguns deles são gratuitos e acabam servindo como uma “propaganda” do trabalho realizado por algumas empresas e grupos durante o ano.

– Somos um plano de assistência familiar e funerária, então oferecemos aferição de glicose, pressão, serviços de enfermagem para prestar atendimento. A gente tem uma cartela de associados, mas estes serviços não são oferecidos aqui só para eles, porque às vezes tem uma pessoa que se emociona ao visitar o ente querido e prestamos atendimento, mas a gente não medica, só atende. E quando alguém descobre que é hipertenso, por exemplo, a gente coleta a informação e manda para a Secretaria Municipal de Saúde – descreveu o gerente do plano, Silas da Silva Alves Junior.

Alguns grupos religiosos prestam um atendimento mais afetivo, e levam até um saxofonista para tocar no cemitério.

– Fazemos esse trabalho de evangelização na igreja Peniel há mais de 15 anos. Nosso objetivo é trazer para as pessoas alento, abraço, conforto, porque entendemos que só naquele que é paz pode ser transmitida a paz e mais que falar, transmitir. Não é um trabalho de religião, mas de alento – explicou um dos pastores que participaram da ação, o pastor Edson Paulino Chaves.

O trabalho realizado por estes grupos também tem boa aceitação entre quem frequenta o cemitério no feriado de Finados.

– Somos católicos e prestamos missas também e entendemos que tem muito valor esse tipo de trabalho, um incentivo dos padres aos fieis que é muito importante – comentou José Roberto Rodrigues.

Segundo a coordenadora do cemitério Senhor dos Passos, Maria Aparecida da Silva Benanse Silva, às 7h havia sido realizada uma missa no cemitério e mais tarde, na Igreja Senhor dos Passos, seriam realizadas mais duas. Além disso, o local vai ficar aberto até mais tarde para que possa atender às 16 mil pessoas que são esperadas.

– A gente calcula umas duas pessoas por túmulo e pelo número de túmulos a expectativa é por volta de 16 mil pessoas. De repente devido à chuva e ao feriado de quadro dias o número seja menor, mas está bem movimentado. Realizamos a limpeza do cemitério e estamos de plantão, sendo que o administrativo vai até às 17h, mas o cemitério ficará aberto até às 19h, devido ao horário de verão. Também pedimos plantão da Águas das Agulhas Negras, para não faltar água, e enfermagem. Realizamos uma missa hoje, às 7h, na capela, e ainda estão previstas outras duas, às 10h e às 16h, na Igreja Senhor dos Passos – concluiu a coordenadora.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.