Vereadores de Barra Mansa garantem a preservação de patrimônio

Enquanto Resende ainda sofre com a incerteza de ver seus patrimônios históricos desaparecerem aos poucos, mesmo tombados, e dando lugares a construções mais modernas (uma delas será a futura sede da câmara), Barra Mansa está próxima de ganhar um reforço na preservação de sua história. Está prevista para a próxima semana a sanção (ou promulgação) do Projeto de Lei nº 1392/2014, do vereador e presidente da Câmara de Barra Mansa, Marcelo Borges (PT, na foto).

O projeto, que prevê as formas de preservação dos bens materiais e imateriais que constituem a identidade e a memória do município através da criação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Barra Mansa e do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural chegou a ser vetado pelo prefeito Jonas Marins (PC do B), mas os vereadores votaram na sessão do último dia 6 a favor da rejeição do veto.

Segundo Borges, o Poder Executivo alega razões inconstitucionais e financeiras para o veto, o que é questionado. “Eles estão alegando que isso seria um vício de iniciativa, o que seria inconstitucional e daria prejuízos aos cofres públicos. Mas a procuradoria jurídica da Prefeitura está totalmente equivocada em relação ao veto. Creio que isso ocorreu por questões políticas”, alfineta o presidente.

Foto do vereador: Reprodução do Facebook

Leia mais sobre essa novidade em Barra Mansa no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.