Eleições para o Conselho Tutelar acontecerão dia 4 em todo o Brasil

As eleições para escolha dos conselheiros tutelares será realizada em todo o Brasil, de forma unificada, no dia 4. No entanto, nem toda a população de Resende está preparada para a votação, já que a maioria não sabe quem são os 24 candidatos que disputarão o pleito. Durante os quatro anos de mandato deverão se dedicar integralmente ao trabalho, realizando inclusive plantões e, por isso, receberão um salário pago pela prefeitura, como se fossem funcionários desta.

No entanto, não basta se inscrever para concorrer ao cargo de conselheiro. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por acompanhar a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por isso, os candidatos que desejam participar da eleição de Resende precisam ser avaliados em uma prova com questões sobre o ECA. Apenas os que alcançarem a pontuação mínima, que é metade da prova, têm sua candidatura deferida e podem concorrer. Além disso, para se inscrever, eles precisam comprovar que já realizaram trabalhos voltados para crianças e adolescentes durante alguns anos.

— Algumas pessoas perguntam por que os conselheiros são eleitos e não concursados, o que faria com que tivessem uma capacitação melhor. Mas a ideia dos legisladores que consolidaram a elaboração do conselho é que, como eles têm que tomar decisões que afetam as vidas das pessoas, se fossem eleitos pela comunidade local essas decisões nas famílias teriam mais legitimidade e aceitação. E vão levar em conta na abordagem os valores e a história de cada comunidade – explicou o promotor da Infância e da Juventude de Resende, Afonso Henrique Lemos (foto).

Leia a matéria na íntegra nas páginas  do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.