Resende vacinará gestantes, puérperas, lactantes e pessoas de 43 e 44 anos contra Covid-19

Começa nesta terça-feira, dia 29, mais um esquema especial de vacinação promovido pela Secretaria de Saúde de Resende contra a Covid-19. O calendário vai até sexta-feira, dia 2 de julho, com etapas em postos de saúde do município e pelo sistema drive-thru na Área de Exposições. Quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) será vacinado nas unidades de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Já as pessoas que estão fora da área de cobertura da ESF deverão comparecer à Área de Exposições, na data e hora marcadas, a partir da confirmação por ligação telefônica do cadastro feito no site institucional da Prefeitura.

Na terça, quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, respectivamente, das 8 às 12h, os postos de saúde estarão disponíveis para a vacinação da população geral de 43 e 44 anos de idade, além dos remanescentes. Estas pessoas são cobertas pela Estratégia Saúde da Família. Este grupo receberá a primeira dose do imunizante anticovid na unidade de saúde de sua referência. Este público-alvo, que não precisa de agendamento, deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

No mesmo período, de terça a quinta-feira, os postos de saúde também vacinarão as gestantes e as puérperas (45 dias pós-parto) com e sem comorbidade, além de lactantes (de 46 dias até 12 meses). Seguindo novas recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, as gestantes e puérperas com e sem comorbidade só poderão ser vacinadas a partir de prescrição médica após avaliação individualizada de risco-benefício.

Vale destacar que as gestantes e as puérperas que ainda não tenham sido vacinadas devem apresentar laudo médico para a administração das vacinas Coronavac ou Pfizer, além de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Estas mulheres deverão se dirigir à unidade de saúde (posto) mais próxima de sua casa, nos dias de vacinação divulgados pela Prefeitura, entre 8 e 12h.

Já as lactantes, que não possuem contraindicação para a vacinação contra a Covid-19, nem necessidade de interrupção do aleitamento materno, deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento do(a) filho(a).

Na sexta-feira, dia 2 de julho, haverá drive-thru para dois públicos diferentes, que não são cobertos pela Estratégia Saúde da Família, na Área de Exposições. Das 9 às 13h, serão imunizados idosos acima de 60 anos com a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Para a segunda dose, a população não precisa esperar o agendamento, basta comparecer no mesmo horário agendado para a administração da primeira dose.

Estas pessoas receberam a primeira dose no dia 10 de abril. Das 13h30 às 16h30, a população geral com 40 anos de idade ou mais será vacinada com a primeira dose anticovid. Este grupo da primeira dose deve aguardar a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde por ligação telefônica, após a efetivação do cadastro, para comparecimento à Área de Exposições. Todos devem estar munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de residência no drive.

Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.