Pouco divulgado em Resende

No último final de semana, o carateca Raffael Florenzano Ribas (na foto, com o sensei Alain Ruta), de 9 anos, realizou um sonho: ganhar uma competição em Resende, município onde nasceu e vive com a família. E a conquista no Resende Open de Karatê, realizado no último dia 20, no CCRR, veio em dobro, já que o atleta, que é Faixa Verde, faturou o ouro nas modalidades Katar e Kumite.

— Nossa Senhora, ele pratica karatê até com os bonecos! Todas as brincadeiras deles são voltadas ao esporte, e mesmo assim nunca se envolveu em brigas na escola (ele estuda no quarto ano do Ensino Fundamental, no Educandário Lápis de Cor). Raffael é muito disciplinado e tem consciência dos problemas que uma briga pode trazer pra ele e para os colegas – cita a mãe do atleta, a professora Gilberta Florenzano Faria, a Gil.

Raffael é apenas um dos 11 atletas treinados há três anos pelo Sensei Alain Ruta em uma academia de lutas marciais do Manejo que obtiveram conquistas no Resende Open. Segundo Gil, o filho treina duas vezes na semana, sendo três em véspera de competições e já coleciona muitos resultados.

— Ele já tinha ficado em segundo lugar no Brasileiro que disputou mês passado, no Kumite, mas o que ele queria era competir na cidade em que nasceu e finalmente conseguiu com essa competição que aconteceu somente agora. Até então, o Raffael só havia competido fora de Resende por falta de eventos – acrescenta a mãe.

Saiba mais sobre as dificuldades do karatê em Resende. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.