Saiba o que é afantasia

Pesquisadores descobriram que algumas pessoas não conseguem evocar imagens mentais — é como se os olhos de sua mente fossem cegos. Este mês, no jornal Cortex, essa condição recebeu um nome: afantasia, baseada na palavra grega fantasia, que Aristóteles usou para descrever o poder de montar imagens visuais em nossas mentes. Para mim, pesquisas como essa são irresistíveis. Elas me levam a pensar em maneiras de experimentar a vida que são radicalmente diferentes da minha e me oferecem pistas de como a mente funciona. E, nesse caso, tive uma pequena participação na descoberta.

Em 2005, um inspetor de prédios aposentado de 65 anos visitou o neurologista Adam Zeman na Escola de Medicina da Universidade de Exeter. Depois de uma pequena intervenção cirúrgica, o homem — a quem Zeman e seus colegas chamam de MX — percebeu de repente que não podia mais formar imagens em sua mente (mostrada simbolicamente na gravura ao lado).

Zeman não conseguiu encontrar nenhuma descrição desse tipo de condição na literatura médica. Mas ficou intrigado com o caso de MX. Por décadas, os cientistas debateram como os olhos da mente funcionam e o quanto confiamos neles para guardar memórias e fazer planos para o futuro.

Saiba mais sobre a afantasia no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.