Resende e Operário/PR começam neste domingo, dia 12, a caminhada na Série D do Brasileiro. Os times, que estão no grupo A7, se encaram pela rodada de abertura do campeonato, a partir das 15h, no Estádio do Trabalhador (foto).
Comandados por Alfredo Sampaio, os donos da casa conseguiram manter jogadores importantes, como o goleiro Arthur, o lateral-esquerdo Kim e o meia Marcel. Para buscar o acesso à Série C, a equipe buscou no mercado reforços como o zagueiro Arthur Sanches (ex-Flamengo), o volante Fabiano (ex-Corinthians) e o atacante Lucão (ex-Atlético de Madrid). Além disso, o bom retrospecto dentro do Estádio do Trablhador deixa a comissão técnica confiante em um bom resultado na estreia
Já o Operário passou por modificações desde a conquista do título estadual. Com a manutenção do técnico Itamar Schulle, o time vem treinando desde o mês de maio e realizou amistosos contra Joinville, Londrina e Avaí. A diretoria está confiante em uma boa campanha e sonha com o acesso à Série C, para impulsionar a ampliação no número de sócios.
O técnico Alfredo Sampaio deverá escalar o Resende com Arthur, Cássio, Bruno Costa, Lucas e Kim; Iuri, Fábio Azevedo, Robinho e Jefferson; Wandinho e William. No Operário, a formação inicial terá Richard; Alemão, Douglas Mendes (Sosa), Peixoto e Micael; Chicão e Lucas, Pedrinho e Renatinho; Lucio Flavio e Joelson. Apita o jogo André Rodrigo da Rocha, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira.
OUTRO PARANAENSE NO CAMINHO DO VOLTAÇO
O Volta Redonda, por sua vez, viaja ao Paraná para fazer sua estreia contra o Foz do Iguaçu/PR neste domingo. Os jogadores entram em campo às 16h, no Estádio do ABC, em Foz.
O Foz obteve a chance na Série D com a quarta colocação no Paranaense. No início do ano, o time estava na segunda divisão do estadual, mas herdou uma vaga na elite do paranaense após a desistência do Arapongas e foi abrindo caminho na primeira divisão. A equipe chegou até as quartas de final e caiu para o campeão Operário.
A boa campanha do Foz também chamou a atenção de outros times e a equipe sofreu várias mudanças e vai remodelado para a competição nacional. Entre eles, os volantes Serginho Paulista (ex-Maringá) e Léo Maringá (Londrina). Um dos líderes do grupo na campanha estadual não está mais no time. O goleiro Edson Bastos deixou a equipe há pouco menos de um mês em razão de dificuldades no ajuste financeiro para se manter no time. O novo goleiro é Fabrício, que defendeu o JMalucelli no Paranaense.
Adversário do Foz na partida de domingo, o Voltaço embarcou rumo ao Paraná na manhã deste sábado, dia 11. Antes de por o pé na estrada, o clube teve 40 dias de preparação, entre treinos e amistosos. No último teste antes da estreia na Série D, o tricolor não saiu do zero com o São José-SP. Antes disso, visitou o Madureira e perdeu por 2 a 1; venceu o rival Resende por 1 a 0, em casa; e empatou em 1 a 1 com o Artsul, fora.
Após o fim do Carioca, o clube sofreu uma debanda no elenco — natural aos times pequenos — e teve que se reforçar para disputar a quarta divisão do Brasileirão. Entre os destaques estão o meia Michael (foto), ex-Flamengo e Dínamo de Kiev, e o atacante Leandro, que chegou por empréstimo do Corinthians.
Para a estreia, o técnico do Foz do Iguaçu, Claudemir Sturin, deve manter o time que venceu o Maringá no último amistoso antes da estreia: Fabricio; Gerônimo, Fabiano, Juninho e Rafinha; Russo, Serginho Paulista, Léo Maringá e Welington; Baiano e Makanaki. Já o Volta Redonda deve ir a campo com Douglas no gol; Jeferson, Fernando, Márcio Luiz e Massari; Vit, Pedro (Rafael Fefo), Michael e Adriano Paulista; Getterson e Rafael Santiago. O tricolor é comandado por Leandro Niehues.
Fotos: Vinicius Lima/GloboEsporte.com e Divulgação/VRFC


