Laís Amaral

‘Jô Soares morra’. Esse filme vem de longe (1)
Jô Soares costuma acordar tarde, e quando se levantou na sexta passada, dia 19, certamente sua vizinha e boa parte dos brasileiros já sabia da pichação em frente ao seu prédio no aristocrático bairro de Higienópolis, na capital paulista. Estava lá no asfalto: “Jô Soares – Morra”. Para o escritor Fernando Moraes, que colocou a foto nas Redes Sociais, o ato deve ter sido uma represália a Jô, por ter entrevistado a Presidente Dilma Rousseff. Se foi, ele experimentou o que outros artistas que assumiram posição já sentiram, como o ator Gregório Duvivier (Porta dos Fundos): a intolerância explícita nesses tempos estranhos de assanhamento fascista. Amargura, mau humor, intolerância e violência. É a incômoda cadeia que vem crescendo no país. Por onde anda a solidariedade, a camaradagem, o espírito fraterno e a tolerância do brasileiro ? E olha que o Jô nem bem se posicionou. Apenas entrevistou uma celebridade que certamente elevou sua audiência.

‘Jô Soares morra’. Esse filme vem de longe (2)
O filósofo e linguista norte-americano Noam Chomsky conta que em meio a primeira guerra mundial, em 1916, o presidente Woodrow Wilson, queria os Estados Unidos na pugna. A então pacífica população americana que era contra, pois  não via motivos para o país se envolver naquela guerra na Europa, sentiu o impacto do trabalho da recém-criada comissão de propaganda governamental (Creel), que utilizou material produzido pelo traquejado Ministério da Propaganda, da Inglaterra. Resultado: em seis meses o povo que era pacífico foi transformado num bando histérico e belicoso que queria esquartejar o alemão que visse pela frente. Até histórias escabrosas de que os alemães arrancavam braços de bebês foram publicadas em livros. A mentira é mais um ingrediente que ajuda a gerar o medo, a insatisfação e o ódio. Depois usaram o mesmo sistema para criar o ‘Pânico Vermelho’ que também deu resultado “positivo” e causou a destruição de sindicatos entre outros danos. Lideranças empresariais investiram na iniciativa que foi apoiada por parte da Mídia. A propaganda precisa desse braço (Mídia). E quando ela assume de vez o seu lado, sai de baixo. A versão nacional desse velho filme também está em cartaz por aqui. E além da Mídia, com outros segmentos bem canastrões na tela.

TRIPA
* Sábado passado, os Corais, Resencanto e Art&moção se apresentaram na festa de São João na localidade de Bagagem. A cantoria foi no Salão Paroquial e parece que o pessoal local gostou do que viu, e ouviu. Falando em Resencanto, o coral dos funcionários da Prefeitura de Resende, volta a ensaiar no refeitório do Centro Administrativo a partir desta segunda-feira, dia 29, às 18h15min. A regente do coral (aliás, dos dois corais), Alile Cuoco informa que o funcionário da Prefeitura que quiser participar do Resencanto, é só aparecer na hora do ensaio. O coral está sempre aberto a novos membros *  Penedo ganhou um Polo Gastronômico. O lançamento foi  nessa segunda-feira, dia 22, durante o fórum Sebrae na Mesa. O polo gastronômico é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com os empresários de Penedo, com o apoio da Prefeitura, via Secretaria de Turismo. São 18 empresas do setor que vão consolidar o fortalecimento de comércio e turismo do bairro, com ações de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Na verdade o polo já estava delineado, agora vai ficar mais profissional. Ponto positivo. Mas a ex-colônia finlandesa está a cada dia mais distante do seu diferencial que fez de Penedo uma atração a nível nacional. Ponto negativo * O âncora do Jornal da Band, Ricardo Boechat mandou o pastor Malafaia “procurar uma rola”. Quem ainda não assistiu entre no Google e coloque ‘Boechat Malafaia Rola’. São três minutos e meio de uma resposta deliciosa do jornalista ao pastor homofóbico. De vez em quando eles se bicam. Vale conferir * Quarta que vêm, dia 1º, o Atlântico inicia a programação musical do mês. No dia seguinte o Festival de Inverno do ‘Buteco’ apresenta Diogo Senna e seu projeto Clube do Samba, a partir das 19 horas * Aguardem a livrista Dinossauro. Já-já!

ANIVERSÁRIOS
Dia 18 passado, mudaram de idade a Maria Alzira Lamin, a Adriana Flores, o meu primo Luciano Ramalho e o Renato Viegas. Dia 19 foi a vez do Sergio Cassani, do Miguel Veiga e da Regina Lúcia Nogueira inaugurar idade nova. No dia 20 a Marineia Monteiro, a Beth Bessa e a Ana Voig receberam os ‘parabéns’. Dia 21 os amigos Janilson Teixeira e Isabel Siqueira ficaram mais experientes. Nesse dia 23, a Neiva Ritter, o Luciano Arcanjo e o Conrado Rabello contaram mais um ano de vida. E nessa quarta, dia 24, sopraram velinhas a Sharlene Isoldi e a Dalrea Maria.  Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

One thought on “Laís Amaral

  1. Achei repulsivo este episódio de pichação contra o Jô. Mesmo que aquela entrevista tenha sido na verdade uma mamação de rola e uma propaganda partidária indecente, o Jô merece respeito por sua história e trajetória profissional. Mesmo o Jô sendo da elite marxista hipócrita, eu gosto dele. Eu iria escrever um longo texto sobre este fato e outros semelhantes, mas como minhas mensagens são sempre censuradas pelo Lais e pela Ana Lúcia, não vou perder meu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.