QUEM PENSA? Um convite!

Essa semana meu editorial é um convite para você leitor que se preocupa com a saúde do município de Resende. Políticas públicas de saúde não se compram em lojas. Precisamos construí-las e para isso precisamos nos chegar mais perto de onde essas políticas são elaboradas. Caro leitor e cara leitora que me acompanha por essas linhas, aceite meu convite. Sábado, dia 20, na AEDB estaremos reunidos de 8 às 17h30 para este momento de elaboração na 9ª Conferência Municipal de Saúde. Entrada franca. Venha nos ajudar.

A Conferência é para você que reclama, na maioria das vezes com muita razão da falta de qualidade da saúde; para você que já foi mal ou bem atendido nas unidades de saúde de Resende; para você que apesar de ter plano de saúde privado já precisou inúmeras vezes do SUS; para você que ainda não precisou – é um felizardo hein? – mas que tem uma visão coletiva e sabe a necessidade de quem precisa; para você que esperou meses para ser atendido por um especialista ou fazer um exame; para você que tenta um tratamento e até hoje não conseguiu; para você que conhece um vereador e acredita que ele pode dar um jeitinho para você; para você que acha que nada presta, tudo tá uma bosta, mas ainda assim gostaria que as coisas funcionassem; para você que aprendeu a reconhecer a importância do SUS e a defendê-lo.

Essa Conferência é aberta para você que mesmo numa enfermaria de hospital sentiu o carinho e a competência dos médicos e enfermeiras; para você que teve horas, que sozinho, num leito de hospital, achou que ia morrer sozinho, porque não tinha quem lhe desse a mão; para você que já foi tratado com total desprezo por profissionais que têm diploma e tudo que você esperava era uma ausculta ou uma palavra tipo “você ficará bem. Vou cuidar de você”; para você que é trabalhador da saúde e se desdobra em mais de um emprego e não vê o SUS olhar para você; para você médico que muitas vezes deixa um aperfeiçoamento para não abandonar seus pacientes; para você gestor que vê pouco dinheiro e muita coisa para fazer.

O SUS é para todos nós. Vamos sair da zona de conforto e ir lá e depois acompanhar a aplicação destas políticas sejam no município, no estado e/ou no país. O assunto participação social não é o dos mais atraentes, mas é o meu favorito e penso que podemos ampliar essa participação a partir dos conselhos municipais, assim como dos movimentos populares e ohttpzados.

No site cms.smsresende.com.br você pode fazer sua inscrição. É só acessar, preencher o formulário e chegar 8h no sábado. Vamos ter um dia agradável. No local serão servidos o café e almoço. Teremos tempo para conversar. Espero vocês lá!

Ana Lúcia
editora do jornal BEIRA-RIO
presidente do Conselho Municipal de Saúde de Resende
analucia@jornalbeirario.com.br

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.