Servidores públicos nas ruas de Resende

Um público estimado em aproximadamente mil pessoas se concentraram na tarde desta quinta-feira, dia 28, no Parque das Águas e caminharam pela Beira Rio, fazendo uma parada em frente à sede da Prefeitura de Resende, onde os servidores gritavam palavras de ordem, como “Vem pra Rua!”, “Ei Prefeito, cadê o meu aumento?” e “Servidor na Rua! Prefeito, a culpa é sua!”.

— Trabalho há 27 anos aqui na prefeitura e o que vem desagrando muito a gente é essa carga horária de trabalho de seis horas, que vem atrapalhando a rotina de quem precisa pegar o filho na creche e acaba tendo que tirar do bolso para poder se alimentar. Eu, por exemplo, mesmo não cumprindo essas seis horas também sou afetado diretamente porque perdi o meu direito às refeições – explica o motorista José Paulo da Silva Teixeira.

Outra servidora, que se identificou apenas pelo nome de Maria Helena, expressou toda a sua indignação. “Chega de fazer papel de palhaço, o prefeito fica viajando e não nos valoriza!” . Outra servidora, que não quis se identificar, completa o que a colega falou . “A gente quer respeito, melhores condições e salário!”.

Ainda no Parque das Águas, representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos de Resende (SFPMR) e da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro (Fesep/RJ) divulgaram um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que “Regula e Cria Requisitos para a Nomeação e Investidura de Cargos ou Funções públicos na Administração direta, indireta, autárquica e fundacional, e dá outras providências”, que limita em no máximo 10% do número de servidores efetivos a nomeação de Cargos Comissionados (CC) pelo Executivo e Legislativo Municipal.

– O prefeito alega que não tem  dinheiro para manter os servidores, mas nas verdade ele não quer abrir mão dos Cargos Comissionados (CCs), e estes é que estão inchando a folha de pagamento – justifica o secretário geral da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro (Fesep/RJ), Eduardo Chamarelli Correia Iaspeck.

Antes da saída do Parque das Águas, o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Resende (SFPMR) e da Fesep/RJ, Marco Antonio Correa, o Marquinho do Sindicato, anunciou que o prefeito José Rechuan Júnior (PP) já pediu reunião com os membros do sindicato para sexta-feira, dia 29. “Vamos nos reunir com o prefeito na sexta, mas independente disso faremos uma assembleia na próxima terça-feira (dia 2) para analisarmos a contraproposta”, completa.

Os servidores reivindicam a reposição do valor já reajustado em R$ 150 do vale-alimentação (estendendo-se o benefício a todos os mais de 4 mil servidores), os 15% de reajuste salarial e a revogação das mudanças feitas no Estatuto  do Servidor pelo Executivo após a assinatura do mesmo e protestam contra os cortes de carga horária e gratificações.

Confira matéria especial na edição desta sexta-feira, dia 29, do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.