Laís Amaral

Picaretas aprovam retrocesso trabalhista
A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta em Brasília o Projeto de Lei 4330 do deputado goiano Sandro Mabel (PMDB) que oficializa a terceirização dos contratos de trabalho. O que significa entre outras coisas a pulverização dos direitos trabalhistas conquistados com muito sangue, suor e lágrimas pela classe trabalhadora. O trabalhador terceirizado ganha em média 27% menos que o trabalhador regular e fica no posto 2,6 anos a menos por conta da grande rotatividade. Claro, o contratante deixa pra lá o contrato e se manda e o trabalhador que fique na rua da amargura. Imagine isso também no serviço público ? Pra que concurso ? Sabe aquela brincadeira antiga que dizia que a Lei Áurea tinha sido assinada à lápis ? Pois é. O novo sistema é uma espécie de sistema semiescravocrata que tira garantias e direitos dos trabalhadores e reduz custos para beneficiar patrões e grandes empresários. Esses 324 picaretas que votaram contra os trabalhadores não serão esquecidos. Semana que vem coloco aqui os nomes dos deputados federais do Rio de Janeiro (e seus respectivos partidos) que traíram os trabalhadores votando a favor dessa excrescência neoliberal, que atende a interesses do capital transnacional, que anseia por mão de obra barata. Se o STF aceitar uma ação de inconstitucionalidade que será impetrada, ainda poderemos alimentar a esperança do projeto ser brecado e não virar lei. Vai depender da Corte Maior.

“Não podes perder, perder pra ninguém…”
Abraçando os amigos alvinegros, Robson Monteiro, Evaldo, Aldair Almeida, Muçum, Nogueira, Carlinhos, Jurema e Zé Botafogo, abraço a todos os felizes torcedores do primeiro campeão oficial deste ano no Rio. Segue o soneto ‘Manto Sagrado tem que ter estrela’ (do meu livro ‘Água de Passarinho’): “Por sobre as glórias do alvinegro estandarte / A poesia adormeceu profundamente / Do céu sem lua conquistou com pura arte / Um berço preto para o astro reluzente / O preto e o branco da bandeira gloriosa / Se entrelaçam aos corações em prosa e verso / E com a estrela iluminada e majestosa / São o retrato do rascunho do universo / Toda impostura que aos de bem provoca espanto / Não tem poder de macular o nobre manto / Que tem a marca que é dos céus e libertária / O que é sagrado está em todas as escrituras / Tem cinco pontas despontando nas alturas / E entre tantas se destaca a Solitária”.

TRIPA
* O Instituto Marechal José Pessoa – que é o Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento de Resende, reuniu-se nessa quarta-feira, para discutir o Plano de Mobilidade para Resende. O ‘Plano’ foi elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura e apresentado pelo Secretário da área, o arquiteto Ton Kneip. O instituto, presidido por Rafael Fonseca é consultivo e foi criado para formular diretrizes e estratégias para um crescimento ordenado e sustentável no município. O plano deverá ser enviado ao Ministério das Cidades até o dia 16, condição estabelecida por lei para que municípios com mais de 20 anos obtenham recursos da União * O circuito de bares com música cresceu essa semana. O ‘Caminho de Casa’, do Luis Oswaldo Neves, o ‘Crioulo’ está com música da boa às segundas-feiras. É “Segunda de Primeira” ou, “Segunda. Wilsinho Ramalho e Jairo Queiroz nas cabeças. Quer mais ? * O ‘Nascimento’ comanda todos os domingos uma pelada supersaudável na AABB. Saudável mesmo, O Pessoal começa o racha às 7 horas. Da manhã mesmo, moçada. E o pessoal chega cedo, incluindo gente, que, pela idade, normalmente deveria estar chegando em casa. Ainda mais, depois de um sábado. E está chegando o ‘Soçaite Cinquentão’, também aos domingos. É futebol arte pra ninguém botar defeito * É campeão …!!!!

ANIVERSÁRIOS
Dia 2 de abril mudaram de idade a Adriana Elias, o Serginho Oliveira, o ‘Chumbinho’ (meu antigo colega de trabalho em Angra), a Ana Paula David, o Kiko Besouchet, a Odete Amaral e o Ricardo ‘Ferrugem’ Paiva, comandante do Bar Atlântico. Dia 3 foi a vez da Miriam Aniceto soprar velinhas. Nesse dia 7 foi a Sheila Magalhães quem inaugurou idade nova e nessa quarta, dia 8, a professora Alice Brandão ficou mais experiente. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma boa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.