Último balanço da dengue aponta quase 10 mil notificações

O último balanço sobre a dengue em Resende, realizado há mais de uma semana, no dia 25, apontava quase dez mil notificações da doença. A informação foi divulgada durante a reunião entre o Conselho Municipal de Saúde e o Superintendente de Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, realizada na sede do Conselho, no dia 27 (foto). O encontro foi marcado após uma solicitação do deputado estadual Gláucio Julianelli (Psol), que enviou ofício à secretaria estadual de Saúde pedindo ajuda para melhorar o atendimento.

O deputado explicou que sua preocupação aumentou depois da matéria do jornal BEIRA-RIO que publicou a denúncia de conselheiros de saúde que estimavam que o número de notificações fosse maior que o divulgado pela prefeitura, já que os dados divulgados eram semelhantes aos cadastrados no Sistema do Governo Federal, o Sistema Nacional de Agravos de Notificações (Sinan), e eles perceberam que cerca de duas mil notificações feitas no município ainda não constavam no sistema.

— Quando surgiu a denúncia de que talvez o número de casos fosse maior a gente começou a questionar se o surto estava realmente sendo debelado, porque apesar do frio ter começado o número de casos parece aumentar. Então liguei para o Felipe Peixoto (secretário de Estado de Saúde) e coloquei a necessidade de um apoio maior da secretaria estadual de Saúde e ele me colocou em contato com o Chieppe – lembrou Julianelli.

Confira como foi o encontro entre representantes do estado e município no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.