Laís Amaral

Memórias Desordenadas Letra “D”, de Darcy
Nessas memórias atemporais e desordenadas falo de contatos mantidos ao longo de minha vida profissional (ou não) com personalidades que tiveram algum destaque nas últimas décadas. Meu encontro com Darcy Ribeiro foi por conta do ofício. Eu era editor de rádio jornalismo da Rádio Angra, do João Carlos Rabello (o cara da Fita), e me coube gravar com o mestre uma longa entrevista para um programa especial que iria ao ar dias depois. Foram mais que dois tempos de uma partida de futebol no estúdio de gravação da emissora. Darcy falava muito, era abrangente nas suas respostas, sempre bem contextualizadas e criativas. Era uma fonte informação que não se esgotava. Cada resposta a uma pergunta minha, ele vinha com uma oratória extensa, densa e bem fundamentada. Era como se eu lesse alguns capítulos de algum livro de história, ou de antropologia, ou de educação e por aí vai. Eu me deliciei e aproveitei. Perguntei de tudo. Terminada a entrevista, me senti como se acabasse de ler alguns livros. Bons livros. O atual governador, Pezão costuma repetir que se não tivessem abortado a experiência dos Cieps, fruto da mente brilhante de Darcy unida à determinação de Brizola, hoje não teríamos tanta violência no Rio. Darcy Ribeiro faz muita falta. E pensar que perdeu a eleição de governador para Moreira Franco. Imperdoável. O povo fluminense vai carregar na alma essa nódoa por muitas e muitas gerações. Grande Darcy Ribeiro, um homem que desconhecia monossílabos.

Claudionor Rosa e as surpresas
Claudionor Rosa aniversariou sexta-feira passada. Iria comemorar no sábado, com sobriedade, em casa. Judite iria fazer uma comidinha no capricho. Mas a turma da cidade, que curte o ‘Preto Velho’, que é uma espécie de parente de todos, iria fazer uma surpresa, ou quase surpresa, pra ele. Cheguei no Bar Atlântico à noite e o encontrei dividindo uma mesa com o Wendel Amorim. Lá estava o homem com seu jeitão de entidade mas, a meu ver, estranhamente trajado. Usava uma camisa da Mangueira. Nada contra. Mas o mineiro é Imperiano roxo. Não demorou e foi-se. Com seu jeito de se desgarrar, assim como fala ao telefone. Deixa a gente pendurado no aparelho. Minutos depois chegam Cesar Braz ‘Simplício’, Ana Cecília, o Rei e a Rainha do Carnaval e outros amigos. Com eles, um bolo para a comemoração. Mas cadê o homem? perguntou Ana Cecília. Não sei se levaram o bolo no dia seguinte para fazer a festa na casa dele.

TRIPA
* O presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, convida para a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Parque das Águas, hoje (sexta, 20) às 10 horas, no Parque das Águas. Presenças do Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão e do prefeito de Resende, José Rechuan * O ‘Resencanto’, coral da Prefeitura de Resende, está recebendo novos integrantes. Os ensaios com a maestrina Alile Cuoco são realizados às segundas-feiras às 17h30min, no refeitório do Centro Administrativo, no Jardim Jalisco. Por falar no Resencanto, o coral tem apresentação marcada para evento sobre a Páscoa que será realizado dia 16 de abril no Espaço ‘Z’* Começou dia 17 o processo de construção do novo Plano Municipal de Educação 2015-2025 e continua neste sábado (21) com discussões sobre o tema ‘Educação Superior’. O encontro será na AMAN às 9 horas. O fórum segue até dia 9 de maio. No próximo dia 26 o encontro Será no Senac às 18h30min e o tema das discussões será ‘Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Pública Municipal. Participe. Quem convida é o conselho Municipal de Educação e a Secretaria de educação do Município * Dia 25 tem seminário de Turismo no Espaço ‘Z’. Começa às 8 horas e segue pelo dia todo com palestras, exposições e Mesa Redonda. O tema é: Sustentabilidade e Acessibilidade. Faça dessa oportunidade um ótimo negócio. Entrada franca, claro * Hoje é dia de Ciron Silva e trio no Bar Atlântico. É instrumental da melhor qualidade, samba, choro e MPB de primeiríssima, a partir das 21 horas. Vale a pena conferir.

ANIVERSÁRIOS
Dia 13, sexta-feira passada, foi dia de sorte para os seguintes aniversariantes: Ivanildo, Adriana Reis, a nossa ‘Drica’, a Sassa Prado e o grande ‘Preto Velho’, Claudionor Rosa. No dia 14, o Paulinho Queiroz e a gracinha da Anelise sopraram velinhas. Dia 15 uma turma grande inaugurou idade nova, olha só: Rita de Cássia, Roberto Leoni, Fátima Santos, Silvaninha Medeiros e Elis Mara. Nessa terça, dia 17 mudou de idade o fotógrafo Jorge Trindade e na quarta, dia 18, a maravilhosa Sanny Alves recebeu os ‘parabéns’, no Bar Atlântico. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma boa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.