Acredite se Quiser

– A montadora PSA Peugeot Citroën divulgou nesta semana que realizou uma assembleia com os funcionários no dia 10, no pátio de seu estabelecimento, com uma proposta de acordo coletivo para 2015. Os funcionários aceitaram a proposta e em troca a empresa se comprometeu a manter os dois turnos de produção da fábrica de Porto Real até dezembro de 2015. As cláusulas do acordo de 2015 que foram antecipadas, contudo, não foram divulgadas.

– O secretário Municipal de Serviços Públicos, José Valdir Dias, o Valdir Macarrão, já estaria com um pé para fora de sua secretaria segundo os comentários ouvidos nas ruas de Resende, durante a última semana. A possibilidade já havia sido levantada pelo vereador Roque Cerqueira (PDT), durante uma sessão, quando o vereador Kiko Besouchet (PP) fez um requerimento que criticava os serviços prestados pela secretaria de Macarrão. Na época, Cerqueira comentou com Macarrão, que estava no plenário, que estavam querendo tirá-lo, já que o requerimento poderia prejudicá-lo.

– O ex-presidente do PSB de Resende, Paulo César Oliveira, o PC, quase retomou sua cadeira na presidência do diretório municipal do partido nesta semana. É que o diretório estadual está em conflito e havia uma de previsão de que o senador Romário assumiria a presidência da Executiva Estadual no lugar do deputado federal Glauber Braga em uma reunião realizada no dia 10. Foi Braga quem indicou o atual presidente da Executiva de Resende, Felipe Rivello, que é de Pinheiral. Já PC é amigo pessoal do senador e o conheceu ainda como jogador de futebol, além de não ter tomado partido de ninguém no conflito do Rio de Janeiro. A mudança no diretório estadual, no entanto, não aconteceu, e o diretório municipal do PSB de Resende, ao menos por enquanto, permaneceu inalterado.

– Embates também vêm acontecendo na Câmara Municipal de Resende. O vereador Luiz Fernando de Oliveira Pedra (PDT) vem constantemente criticando a Secretaria Municipal de Educação por não cumprir suas leis que exigem transparência no processo de seleção das crianças para vagas em creches municipais e que priorizam os filhos de mães que trabalham. Além de ainda ser bastante ligada à secretaria, que já esteve sob sua gestão, a vereadora Soraia Balieiro (PSB) é a atual presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e Pedra não perde uma oportunidade de responsabilizá-la pelo descumprimento das leis, que são voltadas para a Educação. Há quem diga, no entanto, que o embate já é parte das eleições de 2016, já que os dois seriam os nomes da Casa com mais chances de lançar uma candidatura majoritária. Soraia Balieiro, mesmo tendo desistido de lançar sua candidatura a deputada estadual em 2014, a pedido do prefeito, segundo PC, não disfarça o interesse em uma candidatura majoritária. Já Pedra ganhou destaque no mesmo pleito, ao ter uma votação expressiva na cidade de Resende como candidato a deputado federal.

– Falando sobre o problema das creches, aliás, o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, esteve na Câmara, na sessão do dia 10, para falar sobre o problema. Ele explicou que a lei que estabelece o processo de transparência na distribuição de vagas nas instituições, feita por Pedra, só foi sancionada em dezembro e o processo de seleção já estava sendo realizado desde outubro e que, por isso, nem todos os artigos puderam ser cumpridos. Ele também revelou que, atualmente, embora o município disponibilize 1.161 vagas em creches, há 1.049 crianças na fila de espera e que o problema pode ser ainda maior, já que há também as crianças que não estão cadastradas no sistema da secretaria, porque as mães ainda não fizeram suas inscrições.

– Essa semana, o vereador Barra Mansa relembrou os velhos tempos. Resolveu distribuir panfletos pelas ruas da cidade. Só que desta vez, em causa própria: divulgava sua prestação de contas. Alguém questiona na rua: “E a CPI do Dossiê Cruz vereador quando sai? E a dengue, vereador?”

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.