Subvenção estadual para quatro

Chuveiro de Prata e Crustáceos estão entre os contemplados (Fotos: Reprodução Facebook)

No início do ano passado, a equipe do jornal BEIRA-RIO iniciou a série de matérias voltadas ao carnaval com uma matéria sobre a subvenção que cinco agremiações de Barra Mansa receberiam (o dinheiro chegou pouco antes dos desfiles) da Secretaria de Estado de Cultura após se inscreverem no Edital de Seleção Pública de Apoio ao Carnaval. Meses mais tarde, em setembro do mesmo ano, representantes da Liga das Entidades Carnavalescas de Barra Mansa (LEC/BM) levaram para duas reuniões realizadas em Resende a experiência bem-sucedida.

— Fui convidada pelo Claudionor Rosa (presidente do rancho Chuveiro de Prata) para falar sobre como adquirir essa subvenção, inclusive ressaltando que existe uma brecha que permite o repasse tanto a pessoas físicas quanto jurídicas, isso na primeira reunião. Na segunda, apresentei as cópias do material necessário para realizar esse procedimento e deixamos à disposição deles – explica a presidente da LEC/BM, Gina Mara Ferreira Modesto.

Ela relata que presenciou o mesmo fenômeno ocorrido em Barra Mansa ao apresentar essa opção de subvenção, mas que houve adesão. “Da mesma forma que aconteceu com os presidentes das agremiações em Barra Mansa, os dirigentes de Resende não estavam acreditando que poderiam conseguir essa ajuda de custo do Estado, mas isso aconteceu também devido à falta de conhecimento da parte deles”, diz Gina.

Ainda assim, seis representantes de agremiações carnavalescas de Resende chegaram a se inscrever no Edital de Seleção Pública de Apoio ao Carnaval deste ano, mas apenas quatro conseguiram ser selecionados para receberem valores entre R$ 2 mil e R$ 3 mil: os blocos de rua Crustáceos da Manguaça e Bagaço da Bagagem, o bloco de embalo Vai Quem Quer da Matinha e o rancho Chuveiro de Prata.

Leia a matéria na íntegra nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.