Acredite se Quiser

– O comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Wagner Cristiano Moretzsohn, divulgou no dia 25 um balanço dos trabalhos do grupo no último trimestre de 2014 em suas quatro cidades de atuação (Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis). Segundo ele, foram apreendidos 39 armas de fogo, 7,3 quilos de maconha, 2,72 quilos de cocaína e 1,46 quilos de crack e 184 pessoas foram presas. Na ocasião, o comandante aproveitou para homenagear alguns dos policiais militares que ele acredita terem se destacado no período.

– Enquanto os policiais comemoram, o sindicato protesta, ao menos o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Na manhã do dia 28, eles realizaram uma manifestação que começou em frente à portaria da montadora de ônibus e caminhões Man Latin América e terminou com uma ação de retenção na Rodovia Presidente Dutra. O sindicato divulgou para a imprensa que a ação era um protesto contra o Governo Federal, que enviou medidas provisórias ao Congresso Nacional restringindo direitos trabalhistas. Aos funcionários da empresa, contudo, o sindicato afirmou que a ação era para evitar novas férias coletivas, que estariam previstas para depois do Carnaval.

– Saindo da política sindicalista e entrando na partidária, o PT de Resende realiza durante todo o dia 31 um encontro para definir seu planejamento estratégico para o biênio 2015/2016. Além de avaliar o cenário político atual, o PT deve definir algumas de suas alianças e metas para as próximas eleições.

– Já o PSB de Resende segue na política de pressão junto ao Governo Municipal, buscando mais espaço. Caso não consiga, deve lançar candidatura própria à majoritária, segundo os comentários da cidade. Em entrevista concedida ao BEIRA-RIO, semanas atrás, o ex-presidente do partido, Paulo Cesar de Oliveira, que ainda responde pelo caixa da sigla, não falou em cisão com o Executivo, do qual faz parte. Entretanto, deixou clara a intenção de ter um nome do PSB concorrendo a prefeito, ou ao menos vice, em 2016. Possivelmente, o nome seria o da vereadora Soraia Balieiro (PSB). Segundo fontes ligadas ao governo, PC já teria sido inclusive exonerado. Aliás, ele seria só o primeiro de uma lista grande, pois os secretários foram convidados para uma reunião na casa do prefeito Rechuan na qual teriam sido intimados a demitir 80 pessoas de cada secretaria.

– A informação ainda não tem como ser confirmada, já que embora janeiro já esteja acabando, a Prefeitura de Resende não publicou nenhum Boletim Oficial até agora. É através deste documento que os munícipes podem saber, por exemplo, sobre as contratações e exonerações do Executivo. Transparência zero para Resende!

– Mudando de assunto, o presidente do Instituto Agulhas Negras (Inan), Eliel de Assis Queiroz, enviou nesta semana uma carta ao Ministério Público Federal (MPF) emitindo sua opinião quanto ao Caso Chorume. Para quem não se lembra, o jornal BEIRA-RIO flagrou um caminhão contratado pela Prefeitura de Volta Redonda despejando chorume às margens do Rio Paraíba do Sul, com a conivência da Prefeitura de Resende. O Inan, com base na denúncia, deu início a um inquérito junto ao Ministério Público Estadual (MPE) que, em 2014, declinou do caso para o MPF por se tratar de um rio federal. No início deste mês, contudo, Eliel explicou que o MPF redigiu um relatório optando por arquivar o processo. Na carta, Eliel ainda pede que o caso não seja arquivado, lembrando que no próprio relatório do MPF o procurador relata “contradições, evasivas, postura omissa e duvidosa de alguns dos réus”, o que justifica a continuação das investigações.

– E a dengue continua à solta no município de Resende. O secretário de Saúde, Daniel Brito, negou que mais pessoas tivessem morrido em consequência da doença na cidade; os hospitais continuam lotados diariamente. Além disso, há relatos de pacientes internados com dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença e que pode levar à morte. No mutirão realizado na região da Grande Alegria, nos dias 24 e 25, a prefeitura divulgou que foram coletadas 119 amostras de larvas, sendo que 77 destas era de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. No dia 31 será realizada uma nova ação, desta vez no bairro Vila Julieta.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.