Acredite se Quiser

– A Prefeitura de Itatiaia começou o ano promovendo mudanças em seu secretariado. A Secretaria de Ordem Pública agora está sob a responsabilidade do coronel reformado José Luis Adelino Albuquerque e a Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres passou para o comando de Dagmar Deusdetina de Resende. O prefeito Luis Carlos Ypê (PP) justificou as mudanças dizendo que “ajustes administrativos são importantes para dinamizar ainda mais o trabalho” e que os dois nomes se encaixam nos projetos do governo previstos para esse ano. Pelas ruas da cidade, no entanto, o que se comenta é que estes “ajustes” já têm a ver com as eleições de 2016. Em Resende, já houve uma mudança no ano passado com a ida de Jaime Muniz Neto para a Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços e em Porto Real o vice-prefeito José Roberto Pereira da Silva (PDT) assumiu a Secretaria de Educação também em 2012. No entanto, nos bastidores das três cidades, os próprios servidores dizem que as mudanças só começaram.

– No mutirão de combate à dengue realizado no dia 15, no bairro Cidade Alegria, um servidor da Vigilância Sanitária mostrou toda sua preocupação com os deficientes. Ele, que é bem saudável, foi entregar luvas como forma de apoio ao grupo Mulheres de Atitude e deixou o carro em uma vaga para deficientes. Além de estacionar no lugar errado, ainda ficou batendo papo com os moradores depois de deixar o carro com o carro parado lá.

– Os funcionários da Cruz Vermelha que trabalham nos postos de saúde de Resende estão curiosos para saber o que foi feito do pagamento deles, no último mês. É que o dinheiro foi encaminhado pelo Governo Estadual, mas não foi repassado pelos funcionários. Nessa semana choveram reclamações sobre o caso, mas os funcionários sempre têm medo de retaliações, que dizem ser prática comum no Governo Municipal, e ficam com medo até de cobrar seus direitos.

– Falando em direitos, os vigilantes sanitários estão até hoje sem receber o piso da categoria. A mudança de valor, para R$ 1.014, foi instituída pelo Governo Federal em junho e até agora os funcionários não estão recebendo este valor. Resta saber se quando a alteração for feita a prefeitura terá dinheiro para pagar o retroativo.

– A Prefeitura de Porto Real realizou um mutirão para reparar os danos causados pelas fortes chuvas e ventania do dia 2, como 28 árvores derrubadas e muita sujeira pela cidade. No início da semana seguinte, o município realizou uma poda preventiva das árvores que haviam ficado de pé, na tentativa de evitar novos problemas. Já em Resende, uma moradora que teve uma árvore próximo à sua casa rachada pela ventania da noite do dia 12, ficou o dia 13 inteiro ligando para a prefeitura e não conseguiu ajuda para evitar que a árvore caísse sobre alguém.

– Aliás, é importante ressaltar que poda é diferente do desmatamento. A poda é quando são cortados galhos que podem interferir na rede elétrica, cair ou até mesmo melhorar no crescimento da planta. A falta de cuidado ao realiza-la é que tem feito a temperatura de Resende subir tanto, não apenas no sentido figurado.

– Mas ainda tem quem valorize as árvores. O terreno do 37ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Morada da Colina, em Resende, estava lotado de gente na manhã do último dia 13. Não, não era nenhuma operação especial, era apenas um monte de gente pegando manga. Pessoas foram para lá de carro, pularam a cerca do batalhão e começaram a “colheita”. Teve até um carro, com placa de Nova Iguaçu, que saiu com o porta-malas lotado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.