Laís Amaral

Memórias desordenadas. Letra ‘C’: Chacrinha, uma lenda
Chacrinha eu não entrevistei. Mas ele participou de um programa de rádio que eu e meu amigo Antonio Carlos Merath Reis, realizávamos na Rádio Mauá-Solimões, em Nova Iguaçu, no final da década de 80. O programa intitulado “Frequência Livre” ia ao ar todas as manhãs de Segunda a Sexta, das 7 às 9 horas. Ou das 8 às 10. Não me recordo. Eu e Merath éramos os apresentadores e produtores do programa que misturava informações e serviços, com lazer e entretenimento. Chacrinha participava, via telefone, às sextas-feiras, logo na abertura do programa. Por alguns minutos ele dava dicas de atrações na Televisão no final de semana. E vez por outra enfiava um caso envolvendo alguma celebridade da radiodifusão. Eu o conheci pessoalmente, antes do programa estrear, nos corredores da Rádio Nacional, na Praça Mauá. Merath me apresentou. Percebi, na ocasião, que o ‘Velho Guerreiro’, estava mesmo um guerreiro envelhecido. Era o ano de 1986. Ele morreria dois anos depois. No dia do nascimento da minha filha Carolina. Toda aquela loucura que conhecíamos desde criança na TV, escondia um cidadão altamente responsável e cônscio das responsabilidades com o trabalho. Enquanto durou sua participação em nosso programa, nunca falhou e sempre tinha o que dizer. Grande José Abelardo Barbosa de Medeiros, ‘Chacrinha’. Uma legenda que tive o prazer de conviver, mesmo que fugazmente.
O Natal da Escola de Artes
Assisti nessa quarta-feira, dia 10, no ‘Espaço Z’ o evento de encerramento do ano das Escolas de Artes José Aniceto, da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A abertura foi com uma orquestra de violinos formada por crianças e jovens, estudantes, acompanhados por três tecladistas, também jovens e também alunos da Escola de Artes. Depois veio o coral da maestrina Sara Gomes. Em seguida o auto de Natal, uma adaptação do texto “Os viajantes” de Maria Clara Machado, encenada por estudantes de teatro da Escola de Artes e participação do Coral ‘Art-emoção’, regido pela Alile Cuoco. A figura central, narradora da história, foi a cantora Sanny Alves, que também foi a mestre de cerimônia de toda a noite. Na direção, Fernanda Simões, que também participou da elaboração dos figurinos, cenários, portaria, etc. A história-musicada fala do nascimento de Jesus e a Líria, filha da Alice, foi Maria. Destaque para Isabel Siqueira, a ‘Bel’, que fez a iluminação do espetáculo, e apesar da pouca experiência (terminou recentemente um curso intensivo de iluminação), saiu-se muito bem. Parabéns a todos. Foi show !!

Tripa
* Semana passada estreou em Porto Real (RJ) o espetáculo “Ensaios Fotográficos” – baseado na obra de Manoel de Barros – da coreógrafa Daniela Magalhães, no Festival Arte em Cena, da Escola de Dança Fundação Porto Real. Na trilha sonora do espetáculo a instrumental “O Caminho”, composta pela Ive Seixas. A ‘Andorinha Só’ * Um grupo de mulheres de Resende descobriu uma maneira funcional para aquela tradicional troca de presentes nas confraternizações de fim de ano: o ‘amigo oculto’. Elas resolveram investir o montante que seria gasto nos presentes para comprar brinquedos que serão doados a crianças carentes. Grande tacada. Parabéns a essas ‘Mamães Noel’ de Resende. Se a moda pega, aumentaria em muitas vezes o número de sorrisos neste Natal * A Prefeitura de Resende via Secretaria de Esporte e Lazer e em parceria com a iniciativa privada e apoio do SESC Barra Mansa, realizou nessa quarta-feira (10), o primeiro “Resende Bike Night”. O pessoal se concentrou no Parque das Águas a partir das 19 horas e depois saiu pelas ruas da cidade, com apoio da Guarda Municipal e uma boa estrutura de segurança e de assistência médica. Cerca de 70 ciclistas, de idades variadas, passearam por vários bairros da cidade em um percurso de 20 quilômetros. Foi o a quarto evento dessa natureza, mas o primeiro noturno. Fernando Menandro, secretário de esportes do município é o grande incentivador da iniciativa * Voltando a falar na Ive, ela estará neste domingo (14) em São Paulo, com a família Amplexos, Beatbass High Tech, Lelin, Nego Max, Moita, Ludi Um e as Cabeças e Baurets Noise System. O evento ‘Domingo na Casa’, é um projeto da ‘Casa Fora do Eixo-SP de artes integradas’. Com elas estarão Mestre André (bateria), Polito (baixo) e Christian Dias (guitarra). Mais informações: https://www.facebook.com/events/636693719772589/

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.