Um jogo de empurra sobre as responsabilidades da Lagoa do Mirante

Uma missa, realizada pelo padre Márcio Corrêa Mendes em frente à Lagoa do Mirante, em Resende, para mais de 200 pessoas, na manhã do dia 30, relembrou a luta dos moradores do bairro Mirante das Agulhas, para preservar o lago. Liderados por Antônio Albino Filho, o Velho do Lago, neste ano o grupo Amigos do Lago conseguiu construir e testar uma draga para limpar o lago, retirando o esgoto e lixo que, ao longo dos anos, foram aterrando a lagoa. Em 2015, eles esperam montar uma ONG de conscientização ambiental.

— A missa foi a abertura do Natal e nada melhor do que expor no lago, através da nossa decoração, da árvore, da draga. O padre falou sobre a necessidade de a comunidade preservar a natureza, da nossa perseverança, que estamos colhendo após 14 anos e sugeriu abrir espaço para formar uma comunidade no bairro. 2014 foi muito bom, positivo. A gente conseguiu colocar a draga, os mangotes e ela está toda iluminada. Faltam pequenos detalhes, mas ela já pode funcionar – lembrou Albino.

A draga, um equipamento para remover a sujeira do fundo do rio, foi construída pelo próprio Velho do Lago através de conhecimentos de mecânica adquiridos pela internet e com peças compradas por ele. O equipamento funciona a diesel e retira o lodo do fundo do rio, permitindo que ele seja jogado para fora do lago e recolhido. Desde que o equipamento foi enfim inaugurado, o Velho do Lago passou a ter apoio de outros bairros em sua luta.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.