Acredite se Quiser

– A região em janeiro de 2013 poderá ter mais um jornal diário: Sul do Estado é o nome do jornal que deverá circular nas cidades da região. Com sede em Volta Redonda, o jornal terá gráfica própria que fica no bairro Aterrado. Os jornais diários, claro, estão alertas, afinal, aparecerem novos jornais em época eleitoral é muito comum, mas pós-eleição é raridade. O tempo dirá a que veio o Sul do Estado e se irá para algum lugar.

– Após a matéria publicada na edição passada do BEIRA-RIO, a prefeitura de Quatis anunciou esta semana a reunião entre o atual prefeito José Laerte (PMDB) e o prefeito eleito, Bruno da Padaria (PR), para definir os rumos da transição que estava emperrada. Finalmente foram entregues os documentos exigidos pelo futuro governo para o prosseguimento da transição.

– Parece que a proteção e a reconstrução de parte da Lagoa da Turfeira, na área afetada pelas obras da Nissan, não foi muito bem digerida pelos representantes da prefeitura. Na reunião realizada no último dia 4 no Ipiranga para discutir a paralisação das obras do Sesmaria, o secretário de Obras, Rubens Almada, comparou os dois casos (?!), dizendo que a cidade poderia não receber uma grande empresa, com muitos empregos, pelo apelo popular que reclamou do aterro de parte da lagoa. Calma gente… já está batido o martelo: Nissan sim, Turfeira também! O que o governo não se conforma mesmo foi ter levado bronca dos executivos da Nissan por conta da incompetência do meio ambiente.

– Ainda sobre a reunião do Ipiranga, o novo comandante da Defesa Civil, Capitão Pires, foi questionado sobre o que o poder público está fazendo para prevenir novas enchentes. Ainda pouco acostumado a estas situações, mas com muita simpatia e franqueza, é verdade, o capitão respondeu que a lista de telefones de moradores dos bairros próximos ao rio deve ser revista para, em casos de emergência, sejam comunicados. Além disso, “a gente está rezando muito para que nada aconteça”. É o famoso Seja o que Deus quiser!

– Não perdendo o assunto ainda, parece inevitável falar da vontade desvelada da prefeitura em colocar a culpa no Ministério Público Federal (MPF) na paralisação das obras, sendo que desde fevereiro o poder público municipal sabia dos questionamentos da Procuradoria em cima da licença ambiental fornecida pelo Inea às pressas. Por que neste período o licenciamento não foi revisto e os questionamentos apresentados e solucionados? Aliás, esta dobradinha prefeitura e Inea tem gerado bastante dor de cabeça para a população.

– Contam os muito bem informados que tá tudo dominado, ou seja, para 2013, os arranjos políticos em Resende já estão feitos: O candidato eleito Bira (PDT) deverá ser o presidente da Câmara, já o atual presidente, KIko Besouchet (PP) assumirá a Secretaria de Trabalho, que antes foi criada para o PDT e o vereador Pedro Paulo Florenzano volta à Câmara, já que é o suplente do PP. Ainda sobre política resendense, parece que o nome da primeira dama, Ana Paula Rechuan está confirmadíssimo para 2014. A mosca azul está instalada… e em menos de cinco anos hein?

– Um grupo de moradores de Itatiaia não gostou nadinha da nota publicada nesta coluna semana passada que falava sobre o abaixo-assinado que estaria sendo liderado por um grupo ligado ao ex-prefeito Almir Dumay e que pede a cassação do prefeito Luis Carlos Ypê. A redação do BEIRA-RIO recebeu moradores que garantem que o abaixo-assinado não tem nada a ver com Dumay e que o documento já entregue ao Ministério Público Eleitoral é uma iniciativa de moradores indignados com o que, garantem, aconteceu no município: compra de votos.

– Na semana passada, pacientes ao chegar para procedimentos cirúrgicos no Hospital de Emergência em Resende foram avisados que não teria a cirurgia. “Só em 2013”. Claro, que avisados na hora ficaram chateados, já que se preparam para o procedimento. A Prefeitura de Resende enviou nota ao BEIRA-RIO informando: “A direção da Fundação Hospitalar de Resende informou que a agenda de cirurgias eletivas a serem realizadas no Hospital de Emergência foram transferidas para 2013, já que o centro cirúrgico passa por adequações e reforma. A direção ressalta ainda que as cirurgias emergenciais continuam acontecendo na unidade normalmente. Segundo a Fundação, todos os pacientes foram avisados com antecedência”. Todos? Aaaa tá!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.