Resende: onde tudo começou

O alpinista (à esquerda) ao lado do presidente do Gean, Agenor Maia (ao centro)

No último dia 19, o município de Resende recebeu na sede do Grupo Excursionista Agulhas Negras (Gean), o alpinista Waldemar Niclevicz, um dos primeiros brasileiros a chegar ao topo do Monte Everest, o ponto mais alto da Terra, com 8.848 metros de altitude. Ele esteve na região para o lançamento do livro “O Brasil no Topo do Mundo”, uma autobiografia recheada de fotografias, quase todas elas feitas pelo alpinista durante as expedições em que participou.

A escolha de Resende para o lançamento da obra deve-se ao fato de sua passagem pelo município ser decisiva na escolha da carreira que Niclevicz queria seguir. “Nasci em Foz do Iguaçu (Paraná) e por lá morei até os 14 anos, quando fui estudar na Escola Preparatória de Cadetes, em São Paulo, e de lá ingressei na Aman para fazer o curso de Cavalaria”, conta o alpinista, procurando atender a um antigo desejo do pai.

Ao ingressar na academia, no entanto, os planos de se tornar um oficial do Exército ficaram para trás. “Minha vida durante todo esse tempo era esperar cada final de semana para fazer escalada junto com o Gean, foi com esse grupo que pude pela primeira vez ter a oportunidade de escalar uma montanha. Naquela ocasião, os militares não incluíam a escalada na rotina de atividades físicas”.

Saiba mais sobre Waldemar Niclevicz nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.