Crianças da Juventude Nota 10 comemoram dia com festa na Itapuca

As mais de 150 crianças do projeto Juventude Nota 10 comemoraram seu dia com uma festa no bairro Itapuca, na manhã deste domingo, dia 12. A festa foi uma parceria entre os organizadores do projeto, que acontece no bairro Cidade Alegria, e o Clube ARBR, do bairro Itapuca, e contou com o apoio de voluntários do projeto e da Cruz Vermelha e patrocinadores.

– A gente sempre faz uma festa, mas é a primeira vez que fazemos na ARBR, devido à quantidade de alunos e a chamarmos os pais também. Conseguimos patrocinadores para os lanches que a gente dá nos dias de projeto durante seis meses e juntando uma parte desse dinheiro conseguimos reverter para a festa, em parceria com a ARBR. A Cruz Vermelha também veio gratuitamente – explicou Ricardo Santos, um dos responsáveis pelo projeto.

No projeto, que existe há 11 anos, as crianças participantes participam de treinos de futebol e lancham. Seu foco, no entanto, é a disciplina e ele foi criado para tentar reduzir o número de crianças e adolescentes que se envolvem com drogas. Por isso, antes das partidas, os responsáveis pelo projeto sempre conversam com as crianças e exigem que elas tenham um bom desempenho também em casa e na escola.

Na festa, a programação começou com um lanche para as crianças do projeto, como já acontece nos treinos, realizados as terças, quintas e sábados. Em seguida, o jogador Fábio Maradona, que já jogou pelo Botafogo, Resende e Volta Redonda conversou com os pequenos sobre sua carreira. O pastor Valdemir de Araujo, da Comunidade Evangélica de Resende, fez a benção de abertura e logo em seguida as crianças começaram as partidas de futebol.

– Não vim falar de religião, mas de Deus. Já conhecia o projeto e participo sempre. O projeto fala  até um pouco da minha vida, porque através de um escolinha como essa no bairro Paraíso entrei em um caminho melhor, minha vida tomou um rumo melhor. Meu filho participa também desse projeto e vejo que dá resultado – comentou o pastor.

Ricardo explicou que, junto com Pedro Paulo Monteiro, o Pedrinho, que também administra o projeto, eles vêm tentando inserir os pais na vida dos filhos e esta festa foi uma das maneiras encontradas para isso. As mães que participaram elogiaram o trabalho e as mudanças no comportamento dos filhos.

– Meu filho começou no começo do ano e noite que ele está com mais responsabilidade, mais dedicado à casa, aos pais, aos amigos, no colégio também deu uma melhora. Ele começou a ter disciplina, acordar cedo. Percebi que nos dias de jogo ele fala que tem que acordar antes, arruma as coisas – elogiou Roseli Ambrósio, mãe do Thales, de 15 anos.

Ediane de Oliveira Cesar, mãe do Victor Hugo, de 12 anos, o acompanha também nos treinos do projeto.

– A gente acompanha, leva para jogar bola, melhorou no colégio, está mais responsável. Há um ano e meio uns amigos dele chamaram, eu perguntei e ele quis vir. Uni o útil ao agradável, porque minha mãe também mora perto da Copasul e o Pedrinho também é muito esforçado, merece que dê certo – disse Ediane.

E tem ainda aquelas crianças que chegaram ao projeto a convite da própria família, como Kauã, de 11 anos.

– Ele é meu neto e mora com a gente. Meu marido arrumou com o Pedrinho para ele participar e ele concordou. É uma coisa que ele gosta muito e ficou responsável, porque não era – acrescentou Helena Alípio dos Santos, vó de Kauã.

Além de futebol, na festa havia cama elástica, mesas de totó e pingue-pingue e várias brincadeiras. A Cruz Vermelha levou serviços para os pais e para os pequenos.

– Nosso presidente recebeu o convite e viemos quase 17 para participar. Está muito bom, bem organizado, bem orientado e acho que Resende precisa disso. tem vários projetos espalhados, mas não tem continuidade ou não é muito divulgado. Esse projeto eu não conhecia, mas estou achando muito legal. trouxemos para os adultos aferição de pressão e unha e para as crianças leitura, joguinhos e pintura facial – detalhou a técnica de enfermagem da Cruz Vermelha Marisa de Sá.

Se ela se encantou com projetos semelhantes pelas primeira vez, outro colega da Cruz Vermelha, o fisioterapeuta Acyr Nogueira já pode se considerar um veterano.

– Muito importante que existam projetos assim. Já tive um núcleo desses em um local de risco do Rio de Janeiro e consegui tirar muitas crianças da ociosidade. Muito bom, é otimo trazer para o esporte porque é vida – avaliou Nogueira.

Boas notícias

Se na festa anterior do projeto, em maio, a situação era preocupante, agora os responsáveis pelo Juventude Nota Dez se mostram cada vez mais esperançosos. Além do patrocínio por seis meses de várias empresas de Resende, eles estão conseguindo profissionalizar atletas e têm muitos projetos para o ano que vem.

– Estamos com uma promessa de apoio da NovaDutra para o ano que vem. Por enquanto é só verbal, mas firmamos compromisso para o ano que vem. Seria um apoio suficiente por um ano. E no ano que vem queremos trazer um projeto de ter um Pronatec e um Senac na Grande Alegria para profissionalizar os jogadores do projeto- explicou Ricardo.

Há duas semanas, segundo eles, quatro dos meninos do projeto começaram a serem avaliados pelo Resende e dois foram pré-selecionados e um selecionado para Volta Redonda.  Um dos meninos também, o Lucas Lima de 16 anos, está treinando no Vasco há uma semana.

– Tô indo quase todo dia e treino aqui final de semana. O projeto meu deu todo o apoio técnico, psicológico… – lembrou Lucas.

Ao final da festa foram realizados sorteios de diversos brindes para as crianças e seus pais.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.