Itatiaia promove ação no Dia Mundial de Lavagem das Mãos

Uma ação para lembrar Dia Mundial de Lavagem das mãos será realizada no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, na próxima quarta-feira, dia 15, dia em que se celebra a data.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, a enfermeira Bianca Torres, a iniciativa prevê a realização de uma gincana e de uma capacitação sobre higienização e lavagem das mãos para todos os funcionários.O objetivo é promover a educação e conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos no controle de infecção.

– A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida básica, mas muito importante no controle da disseminação de doenças. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções. Durante todo o dia vamos conversar com os funcionários sobre o assunto, alertando-os sobre a forma correta de fazer a lavagem, em que momento isso deve ser feito e sobre o que esta medida auxilia para evitar a disseminação de infecções – explica Bianca Rocha, especializada no assunto.

Embora a ação vá acontecer somente no interior do hospital, a enfermeira sugere que outras unidades de saúde e também a população participe da iniciativa.

– A medida exige a atenção de toda a sociedade, inclusive, dos educadores para o incentivo e a sensibilização em relação ao tema.Todos devem estar conscientes da importância da higienização das mãos, visando a segurança da população num todo – avalia Bianca que ainda ressalta, “O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde”, completa.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro.Assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de microorganismos que provoca doenças.

Tendo em vista a importância deste ato, foi criado em 2008 o Dia Mundial de Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). O dia eleito foi 15 de outubro e a ideia é que nesse dia sejam desenvolvidas atividades que sensibilizem a população à higiene das mãos. De acordo com a organização Global Hand Washing, esse dia foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Ainda segundo a organização, “O desafio é de transformar a lavagem das mãos com sabão de uma abstrata boa ideia a um comportamento automático realizado nas casas, escolas e comunidades do mundo todo.”

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.