EXTORSÃO. Uma mulher de cerca de 35 anos foi assaltada na manhã do dia 10, próximo a uma maternidade na Avenida Marcílio Dias, no Jardim Jalisco. Segundo a Polícia Civil, um homem se aproximou dela de bicicleta pedindo o aparelho de telefone celular e, por pensar que ele estava armado, ela entregou o aparelho. A Polícia Militar foi acionada pela Polícia Civil, mas o assaltante não foi encontrado. O caso foi registrado na 89ª DP como extorsão.
TENTATIVA DE ASSALTO. O técnico em química Adriano da Fonseca Araujo Filho, de 56 anos, se feriu quando tentavam assaltar sua casa, no bairro Santa Cecília, na tarde do dia 8. A Polícia Civil não divulgou informações sobre o caso.
MENORES APREENDIDOS. Quatro adolescentes, sendo duas meninas – uma de 13 e outra de 15 -, e dois meninos, de 15 e 16 anos, foram apreendidos com maconha no final da manhã do dia 7, na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco, em Resende. Os jovens estariam vendendo drogas em um terreno baldio em frente ao Parque das Águas. Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os policiais teriam ido ao local após receberem denúncias de que os quatro estariam vendendo drogas. Ao chegarem, eles confessaram onde haviam escondido a droga e se declararam usuários. Nas roupas de alguns dos adolescentes, no entanto, os policiais encontraram mais droga, e R$ 42 em espécie. As meninas também estavam com um telefone celular cada uma. Os dois meninos ainda tentaram preservar as amigas, dizendo que eram os vendedores e que as meninas eram apenas usuárias, mas como os policiais já haviam observado o grupo, levaram os quatro para a 89ª DP.
CONFUSÃO na Barra II. Três homens foram presos e um menor apreendido em flagrante por tentativa de roubo, na Rua Dona Filó, na Fazenda da Barra II, em Resende, no final da tarde do dia 7. Carlos Eduardo Pereira, de 23 anos, Almir Rogério de Paula, de 25 anos, o ajudante de pedreiro Flávio Barbosa de Souza, de 39 anos, e um adolescente de 17 anos foram encaminhados à 89ª DP depois de terem quebrado um bar e roubado um celular, que acabou sendo apreendido e devolvido ao dono, o balconista Cayo Marcos Lopes Cerqueira, de 18 anos. A Polícia Militar relatou que foi chamada ao local após denúncias de que uma quadrilha teria causado danos ao bar do comerciante Wellington Fonseca da Silva, de 33 anos, de que teria roubado um celular e ameaçado várias pessoas no local. Os policiais também receberam a informação de que o grupo teria fugido em um Kadett prata, ano 1994, placa KOT 0023, que seria de Flávio, e que poderiam estar armados. Os quatro foram surpreendidos na Estrada Fazenda Santa Clara, próximo a um posto de gasolina. O comerciante e o balconista chegaram ao local e reconheceram o grupo como aqueles que estavam causando a confusão no bar. Em seguida, Wellington ligou para o celular de Cayo e, assim que o aparelho tocou, os policiais constataram que ele estava em poder do grupo. Eles teriam tentado resistir à prisão, mas outras viaturas chegaram e ajudaram os policiais a levá-los até à 89ª DP. Na delegacia, os homens teriam dito que pertencem a uma facção rival à do bairro e que, por isso, teriam ido ao local para “aterrorizar” os moradores. Nenhuma arma foi encontrada com o grupo, cujos integrantes não teriam outras passagens pela polícia, segundo uma testemunha, que revelou também que todos estavam visivelmente alterados, possivelmente devido ao uso de drogas.
MORTE na Dutra. Um homem morreu na madrugada do dia 7, depois que o carro em que dirigia foi atingido por uma carreta, no km 313 da Via Dutra, em Itatiaia, no sentido SP. O auxiliar administrativo Shigheto Matsubara, de 59 anos, chegou a ser socorrido por uma equipe de resgate da concessionária que administra a rodovia e levado para o Hospital de Emergência, em Resende, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista da carreta, que bateu na traseira do carro, prestou socorro à vítima e foi liberado após prestar esclarecimentos na 99ª DP (Itatiaia).
TRÁFICO E CORRUPÇÃO de menores. Seis pessoas foram presas e dois menores apreendidos em flagrante acusados de tráfico de drogas na noite do dia 5, no bairro Alvorada, em Resende. Eles foram encontrados em uma casa da Rua Altamiro O’Reilly, que seria usada para distribuição de drogas para revenda e troca de produtos furtados por droga. Entre os presos estava Tayná Quirino da Silva, de 20 anos, que atualmente seria a chefe do tráfico local. Ao chegarem à casa os policiais encontraram o ajudante de pedreiro Diego Jeronimo da Silva, de 24 anos, Jhonathan Nicolas Rodrigues da Silva, de 18 anos, Yago Quirino da Silva, o Spil, de 18 anos, o auxiliar de serviços gerais Marcelo de Almeida Silva, o Celo, de 23 anos, Bruno Pereira dos Santos, de 20 anos, e dois estudantes, sendo um de 16 e outro de 17 anos. Assim que os policiais chegaram, Diego foi flagrado jogando uma sacola verde pela janela, contendo uma pedra branca e amarelada. Na bolsa de Tayná havia um saco com maconha e na cômoda do quarto dela outra porção, totalizando 84 gramas. Além da droga, também foram encontrados pacotes de sacolé, uma faca de cozinha e uma balança de precisão. Quinze minutos após a chegada dos policiais, a mulher chegou em casa e foi levada para a delegacia com o resto do grupo. A Polícia Civil explicou que Tayná é casada com Anderson Roberto Santos Freira, o Mendigo, preso meses atrás e levado para Bangu I. Desde então, a mulher estaria liderando a facção criminosa Terceiro Comando, sob orientações do marido através de um telefone celular. Na casa do bairro Alvorada a PM apreendeu, além da droga e dos menores, sete aparelhos de telefone celular, que Tayná afirmou serem seus. Todos ficaram detidos na 89ª DP, sendo que os adultos foram indiciados também por corrupção de menores.
QUILOS DE MACONHA. A Polícia Militar apreendeu quase 25 quilos de maconha na noite do dia 5, no bairro Vila Santa Cecília, em Resende. Eles estavam na casa do estudante Thaynan Tavares de Oliveira, de 24 anos, que foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Após denúncias, os policiais se dirigiram à casa do estudante e foram recebidos por ele. Em revista, encontraram 24, 550 Kg embaixo do estrado da cama de Thaynan, divididos entre 27 tabletes e 12 trouxinhas. Também foi encontrado um comprovante de depósito bancário no valor de R$ 600. O material foi apreendido e o jovem preso em flagrante acusado de tráfico de drogas.
ATROPELAMENTO. O ajudante de bombeiro Paulo Isaias da Conceição, de 56 anos, se feriu na batida entre uma bicicleta e um carro na Itapuca, na noite do dia 4. Um ajudante de pedreiro de 17 anos se feriu na batida entre uma carreta e uma bicicleta, na entrada da Votorantim, na tarde do dia 9. Eles foram atendidos no Hospital de Emergência.
COLISÕES. O pedreiro Celso Ferreira de Andrade, de 27 anos, e a dona de casa Ana Cristina da Silva Okubo, de 44 anos, se feriram na batida entre uma moto e carro em frente ao segundo portão da Aman, no bairro Guararapes, em Resende, na madrugada do dia 5. A dona de casa Natália Cristine de Oliveira, de 23 anos, se envolveu em uma batida entre um VW Gol e um Chevrolet Corsa, na Estrada Resende-Riachuelo, na Morada da Colina, na noite do dia 5, foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada ao hospital. O empresário Vitor Manoel Bello Gouveia, de 58 anos, e o ferroviário Marcos José Keller, de 32 anos, se feriram após a batida entre um carro e uma caminhonete no Km 3 da Rodovia Presidente Dutra, em Queluz, e capotar na tarde do dia 7. O veículo de Vítor, que não foi divulgado se era o carro ou a caminhonete, chegou a capotar. No Centro de Resende, dois homens ficaram feridos na madrugada do dia 7. O carro em que estavam o técnico em enfermagem José Carlos Macedo Júnior, de 33 anos, e o porteiro Dernival Costa de Oliveira, de 48 anos, se chocou contra um muro, próximo ao CCRR. Todos foram atendidos no Hospital de Emergência.
AGRESSÕES. O eletricista Mauro Ricardo Inácio, de 45 anos, foi agredido no Surubi Velho, em Resende, na tarde do dia 4. O lojista Danilo Nogueira da Silva, de 23 anos, deu entrada na manhã do dia 7 no hospital depois de levar uma pedrada próximo a uma boate em Penedo (Itatiaia). O recepcionista Luiz Fernando da Silva, de 29 anos, foi agredido no bairro Alambari, na madrugada do dia 8. O pedreiro Emilio dos Santos, de 50 anos, e Edimar Gomes dos Santos, de 25, foram agredidos em uma casa, no bairro Campos Elíseos, na manhã do dia 8. O pedreiro Jorge Nogueira de Oliveira, de 43 anos, que mora no Jardim Aliança I, foi agredido no meio da rua, na tarde do dia 8. O autônomo Thiago Augusto dos Santos, de 29 anos, foi agredido em casa, no Jardim Aliança II, na tarde do dia 8. O soldador Alexandre Correia, de 37 anos, foi agredido em casa, no bairro Novo Surubi, na madrugada do dia 9. O pedreiro Leontino Galdino Severino, de 64 anos, foi agredido por populares no Jardim Aliança II, por razões não divulgadas, na noite do dia 9. O autônomo Antônio Marcos Diniz, de 43 anos, que mora no bairro Santa Cecília, foi agredido na noite do dia 9. Todos foram atendidos no Hospital de Emergência.
MARIA DA PENHA E AGRESSÕES. Uma dona de casa de 18 anos foi agredida em casa, na Alegria Velha, em Resende, na tarde do dia 4. Uma estudante de 16 anos foi agredida na escola em que estuda, em Visconde de Mauá, na tarde do dia 5. Na madrugada do dia 6, uma aposentada de 55 anos foi agredida em um bar, no bairro Campos Elíseos. Horas mais tarde, na manhã do dia 6, uma recepcionista de 29 anos foi agredida na Fazenda Santa Maria, próximo à Aman. Três donas de casa, de 21,20 e 22 anos, deram entrada no hospital na tarde do dia 6 afirmando terem sido agredidas após se envolverem em uma confusão na Rua Estrela Politi, na Fazenda da Barra I. Ainda no dia 6, à noite, uma doméstica de 57 anos foi agredida em frente ao Ciep do bairro São Caetano. Uma operadora de caixa de 21 anos foi agredida pelo pai de seu filho na casa de um amigo dos dois, no bairro Tangará, na manhã do dia 7, e foi atendida no hospital antes de registrar o caso na delegacia. Uma estudante de 17 anos deu entrada no hospital afirmando ter sido agredida na festa de Engenheiro Passos, na tarde do dia 7. Uma cabeleireira de 24 anos foi agredida dentro de um carro no bairro Casa da Lua, na noite do dia 7. Uma cabeleireira de 50 anos foi agredida próxima à sua casa, na manhã do dia 8, no bairro Campos Elíseos. Uma dona de casa de 16 anos foi agredida em casa, no bairro Monet, na tarde do dia 8. Uma dona de casa de 38 anos foi agredida em casa, no Novo Surubi, na madrugada do dia 9. Uma manicure de 43 anos e uma estudante de 12 anos foram agredidas no Jardim Aliança I, na manhã do dia 9. Uma doméstica de 43 anos, que mora no Morro do Cruzeiro, foi agredida em um local não divulgado na noite do dia 9. Um comerciante de 40 anos deu entrada no hospital após de ter sido agredido e bater na esposa, uma gerente comercial de 37 anos, e na filha, uma comerciante de 19 anos, na madrugada do dia 8, no bairro Vila Isabel, em Resende. Na noite do dia 6, um serralheiro de 39 anos, também havia batido na mulher, uma auxiliar de serviços gerais de 38 anos e nas duas filhas, no bairro Liberdade. Os dois casos foram registrados na 89ª DP. Todas as agressões foram encaminhadas ao Hospital de Emergência.