Laís Amaral

Festival de Teatro começa amanhã
Começa amanhã, dia 13, um dos mais importantes eventos culturais da cidade e da região, o Festival de Teatro de Resende já na sua 14ª edição. O Festival segue até o dia 19, apresentando 12 espetáculos gratuitos, divididos entre Mostras Infantil e Adulta, selecionadas entre as 150 companhias que se inscreveram para participar do evento. A abertura oficial está marcada para as 20 horas, com dois espetáculos seguidos. O primeiro é ‘Romeu e Julieta’, uma apresentação dos alunos do “Programa Gente Eficiente” – programa da Prefeitura voltado para pessoas com deficiência. Direção de Anna Zelma. Em seguida os idosos do CCI encenam “Atos de Amor”, direção de Júlio Pires. Domingo, dia 14, a mostra infantil apresenta, às 10 horas, “João e Maria – Uma História Brasileira”, com a Cia de Repertório de Teatro Musical (Niterói/RJ), lembrando que para as peças infantis, as escolas podem fazer pré-agendamento pelo telefone (24) 3354-6927. E às 20 horas, o Grupo Deixa Clarear (Rio de Janeiro), apresenta a peça “Deixa Clarear”, que é um musical em homenagem à cantora Clara Nunes, falecida há 30 anos. A programação completa do Festival está no site da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br).

Meu reino por um bar de Segunda
Segunda-feira não tem bar aberto em Resende. Falo daqueles bares nos quais você encontra os seus pares. Caminhava pra casa, conformado com esse jeito deselegante e pouco solidário das Segundas quando vi boiando lá em cima, aquela lua cheia de não se desperdiçar indo pra casa mais cedo. Ancorei num bar especializado em cervejas ali perto da Cerâmica. É tipo moderno. Mais para uma butique de cerveja. Com a justificativa daquela lua desassombrada, entrei e, como não ligo de beber sozinho, não me incomodei em ser o único freguês. Tomei algumas taças de um chopp belga delicioso e bem tirado, enquanto, da calçada, namorava a lua. O fundo musical vinha de um programa de TV que passava em dois aparelhos do estabelecimento (pra mim uma TV já é um exagero). Senti alguma felicidade bater à porta da alma que andava fragilizada. Recolhia os cacos quando o verso de uma canção me pegou no pulo: “o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”. Caramba! pensei, uma frase definitiva para uma noite vaga, sem início, nem fim. O restante da canção não dizia nada mais de interessante, mas a frase bateu. Um abraço faz falta mesmo. Tive ímpetos de me abraçar, ali na calçada em frente aquele simpático quase-bar tendo a lua como testemunha. Seria ridículo ao extremo, ainda mais tendo a lua como testemunha. Parece filme de faroeste italiano. Desisti, mas com a mais completa certeza que o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço e que aconteça dentro de um bar. Numa segunda-feira então…

TRIPA
* Será aberto hoje (12) no Museu de Arte Moderna (MAM) o tradicional Salão da Primavera. A cerimônia de abertura está marcada para 19 horas. Trinta artistas foram classificados dentre os oitenta e quatro inscritos para a exposição que fica até o dia 14 de novembro. São diversas categorias: pintura, gravura, desenho e escultura. O artista resendense Pedro Ferreira receberá o Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes, da Câmara Municipal. O Prêmio Altamiro Pimenta, instituído pela Prefeitura de Resende, será entregue ao artista Olimpio Franco pelo conjunto da obra “Trevas I, II e III”. E o Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda vai para a artista Ana Cristina Maciel. As obras do 42º Salão da Primavera podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O Museu de Arte Moderna de Resende fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro Histórico * O Soçaite Sessentão da AABB foi conquistado pela Turma da Pelada (foto) que derrotou domingo passado o Ciman por 3 x 1. Neste domingo começa o Soçaite Quarentão, a mais difícil das competições de futebol da AABB. A Pelada conquistou o Cinquentão, o Sessentão e agora vai atrás da Tríplice Coroa * A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda inaugurou ontem, dia 11, uma nova exposição no ‘Espaço Z’, intitulada “Entre Cores, Formas e Texturas”, da artista plástica Cristiane Ponciano Lopes. A mostra vai reunir cerca de 35 obras de Cristiane, que é resendense, mas passou 21 anos em São José dos Campos (SP), onde possui um ateliê e dá aulas. Morando em Resende há dois meses, essa exposição, segundo Cristiane, marcará a apresentação de seu trabalho para o grande público * Alô Casa da Cultura, não está na hora de uma exposição do Jorge Vieira ? Resende precisa se ver nas tintas desse grande artista.

ANIVERSÁRIOS
Hoje, dia 12 fica mais experiente a minha colega de trabalho, Zuleica Florentino. Domingo, dia 14, é a vez da dona Kathia Zaidan, a ‘mainha’ mudar de idade. No dia 15, aniversaria um quinteto da melhor qualidade: o Samuel Nogueira (Preto), o Zé Luis Balieiro, a Norma Chaffin e duas Letícias, a Letícia Dias e a Letícia Ferreira, minha colega de trabalho. Dia 16, sopram velinhas a Patrícia Soares (outra colega de trabalho) e a Diva Rezende. No dia 17, outro quinteto recebe os ‘parabéns’: o Augusto Costa, o Clébio Almeida, o Alex Spada, a Marisa Siqueira e a Thaís Loretti. No dia 19, conta mais um ano de vida o Denilson de Paula. Dia 29, aniversariam a Dra. Maria Eliza Bouza, a Virgínia Duarte, o Rui Camejo e a Pâmela Nogueira. E no dia 21, inauguram idade nova a Lourdes Barboza, a Cláudia Rodrigues, o Guilherme Salgado (Alerta Geral) e a Carmem Aguiar (TV Rio Sul). Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.