Diretor de empresa alemã defende tratamento de águas pluviais

Recentemente as obras de drenagem pluvial da Avenida Gustavo Jardim geraram polêmica porque o sistema, que está sendo construído para evitar alagamentos na rodoviária velha, não incluíam a construção do sistema de esgoto, que deve ser feita pela Águas das Agulhas Negras. O diretor da empresa alemã Steinhardt Tecnologia para Águas, Jörg Steinhardt (foto), defendeu não apenas a construção destes dois sistemas simultaneamente, mas a união deles, desde que ambos sejam tratados. A palestra sobre os métodos de fazer esse trabalho foi ministrada durante o Seminário Brasil-Alemanha de Recursos Hídricos, realizado Agevap no dia 26, em sua sede, em Resende.

— Não tem como separar, tem que fazer o saneamento para que não tenha inundação e o tratamento das águas pluviais que impeça a inundação ajuda a fazer o saneamento – explicou o empresário.

Há 40 anos ele criou um sistema de canais e esgotos na Alemanha que previne inundações e realiza o tratamento de esgoto. São criados imensos reservatórios subterrâneos que absorvem a água das chuvas, que são muitas vezes utilizadas em sistemas de retenção de sujeiras e lavagem dos esgotos, ou seja, acabam ajudando no saneamento. Segundo o empresário, a ideia surgiu ainda em sua infância.

Confira a matéria sobre o diretor na íntegra no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.