Resende não tem regulamentação para bairros

Diariamente a população de Resende menciona nomes de novos lugares surgindo na cidade, mas você sabe quantos bairros o município de Resende tem atualmente? Apenas 16. A maior parte dos locais considerados bairros pelos moradores são apenas logradouros perante a prefeitura. Os novos bairros, nem sempre legalizados, acabam surgindo a partir de loteamentos, sem uma regulamentação feita a partir da Câmara de Vereadores, como deveria acontecer.

— Hoje temos pouca delimitação de bairro. Trabalhamos com a quantidade mencionada no plano diretor de 1992, de no máximo 16 bairros. Quando começa a mexer no plano diretor começa a dar o direcionamento. O morador chama, mas é necessário passar pela Câmara Municipal para que seja bairro. Ela tem que dar a normatização, planejar para que sejam feitos os limites ao loteamento. Acaba ficando como se fosse endereço, é popular, mas não é bairro – explicou o desenhista e projetista da secretaria municipal de Obras de Resende, Antônio Carlos de Oliveira.

Junto com o diretor de aprovação de projetos da mesma secretaria, Carlos Eduardo de Almeida Santos, ele explica que muitas vezes o bairro pode surgir a partir de um loteamento, mas que nem todo loteamento pode ser considerado um bairro.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.