Moradores de Engenheiro Passos acusam AAN de poluir açude

Há 20 anos, os moradores de Engenheiro Passos tinham um programa certo quase todos os finais de semana em que havia sol: se refrescar no açude do distrito e passar o dia na área de lazer que ficava em torno dele. Há alguns anos, contudo, a água do açude, que fica na região conhecida como “Cohabinha”, foi se contaminando cada vez mais e, devido ao pouco uso, a área de lazer acabou ficando quase abandonada. Para os moradores o problema começou quando a concessionária Águas das Agulhas assumiu a administração do sistema de água e esgoto do município.

— O rio era limpinho, a nascente era na água branca e aqui era uma área de lazer com tudo arrumadinho. Lá em cima, perto da nascente, tinha outra área de lazer, mas o pessoal da Águas das Agulhas Negras pegou para captar água e agora diminuiu a vazão daqui. E o açude começou a ficar sujo, começou a dar micose em quem usava, aparecer ratazana perto, dar doença de pele. Jogaram o esgoto aqui – relatou a moradora Patricia Lemes Correia.

Ela lembra que o ambiente próximo ao açude era usado para confraternizações e que os próprios moradores e usuários ajudavam a conservar sua limpeza, feita sempre pela prefeitura. Nos últimos anos, no entanto, nem a manutenção estaria sendo feita pela prefeitura e menos ainda conservada pelos moradores.

Leia sobre o açude na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.