Resende registra 856 denúncias por Lei Maria da Penha em um ano

Neste sábado, dia 9, a Coordenadoria da Mulher, órgão integrante da Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania de Resende começou a fazer uma série de ações em comemoração aos 8 anos da Lei Maria da Penha. Segundo a coordenadora Vani Vasconcelos, o município registrou 856 denúncias apenas entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014 pela legislação voltada a punir companheiros agressores de forma mais rígida. “Este é o número oficial, mas não o real, porque em cada cinco mulheres vítimas da violência, apenas uma vai à delegacia e denuncia o companheiro”, explica.

A ação realizada neste sábado, na esquina do Calçadão com a Rua Alfredo Whately, no Campos Elíseos, onde a coordenadora e os funcionários aproveitaram para sensibilizar a população sobre a importância da lei e a denunciar os agressores, através de folhetos explicativos, de uma assinatura em um abaixo-assinados e mensagens em duas toalhas de tecido de algodão cru. O evento também contou com a participação do grafiteiro Daniel Traoz (foto).

– Tanto o abaixo-assinado quanto as mensagens nos tecidos estaremos levando para uma audiência pública prevista para a segunda semana de setembro, na Câmara Municipal, onde serão entregues os abaixo-assinados. A gente ainda estará com este mesmo tipo de ação em outros bairros durante todo o mês de agosto – adianta Vani.

As próximas ações da coordenadoria acontecerão na Grande Alegria, Vicentina, Fazenda da Barra III e Paraíso/Cabral. No Calçadão, o projetista André Alves do Espírito Santo passeava pelo local com a enteada Beatriz Franco Gomes Vieira, de 8 anos, quando viu o estande montado (foto à direita). “Nem sabia que estaria acontecendo este evento hoje, aí aproveitei e trouxe a Beatriz para conhecer um pouco da lei”.

Ele diz que possui o hábito de conversar com a enteada sobre o assunto. “Sempre falo para ela que é importante ficar ao lado de um homem que a ama e a trata muito bem, mas não no momento porque a Beatriz é criança e eu sou ciumento”,brinca o projetista.

SAIBA MAIS
A Lei Maria da Penha, denominação popular da Lei número 11.340, foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, e entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. No dia seguinte foi preso o primeiro agressor pela lei, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa. A lei é uma homenagem à farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento.

Em 1983, o marido por duas vezes, tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.