Acredite se Quiser

– O prefeito de Resende, José Rechuan Junior (PP), conseguiu entrar com embargos de declaração no dia 21, adiando sua saída da prefeitura. Ele e o vice, Noel de Oliveira (PDT), foram cassados por uso indevido dos meios de comunicação na sessão realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) no dia 14. Os embargos são uma espécie de contestação da decisão do TRE-RJ, um recurso que precisa ser julgado antes que o prefeito e seu vice sejam obrigados a deixar o cargo. Caso ele não fosse apresentado, Rechuan e Noel poderiam ter saído já nessa semana, já que o procedimento prevê que eles saiam três dias após a publicação do acórdão, tornado público no dia 17. No mesmo dia, aliás, o processo foi retirado pelos advogados de Rechuan para que fosse analisado e eles encontrassem alguma forma de fazer sua defesa. Os embargos já começaram a ser analisados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

– Com a saída de Rechuan e Noel de Oliveira, ainda sem data para acontecer, paira a dúvida sobre quem assumiria a prefeitura. Pelo quadro atual seria o presidente Ubirajara Ritton (PP), mas como o BEIRA-RIO noticiou na semana passada, o secretário municipal de Emprego e Renda, Kiko Besouchet, teria voltado a assinar como vereador e… xiii!

– Falando nos vereadores de Resende, eles realizaram a sessão extraordinária para votação da redação final do projeto de concessão dos resíduos sólidos “na surdina”. A sessão havia sido marcada para às 19h do dia 21, anunciada pelo presidente da Casa, vereador Bira, na última sessão ordinária, no dia 15, e em release enviado à imprensa. Os integrantes do Legislativo, no entanto, realizaram a sessão às 15h do mesmo dia, sem avisar ninguém. Além da redação final deste projeto, votaram também a redação final do projeto de lei 014/14, que altera a lei 2.750/10, de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim). Mas peraí: eles desconhecem a Lei de Acesso a Informação.? Desconhecem!

– Ainda sobre a sessão extraordinária, votaram a favor da redação final do projeto dos resíduos os vereadores Davi, Stênio, Mirim (os três do Solidariedade), Soraia Balieiro (PSB), Tisga (PPS), Carlos Santa Rita (PSDB), Célio Caloca, Romério (ambos do PMDB), Tivo e Pedro Paulo Florenzano (os dois, do PP). Acompanhando a votação das outras etapas, o único voto contrário foi o do vereador Irani Ângelo (PROS). Os outros vereadores não compareceram à sessão. O projeto do Condim foi aprovado por unanimidade.

– Questionada sobre a mudança de horário da sessão, a assessoria de comunicação da Câmara Municipal informou, em nota, que “a Mesa Diretora decidiu pela realização do encontro às 15 horas. Os vereadores foram convocados, através de ofício protocolado em seus respectivos gabinetes”. Aaa tá e o povo que se dane.

– Depois da votação “secreta” – que acabou sendo descoberta pela equipe do jornal BEIRA-RIO – os vereadores foram curtir seu recesso parlamentar. Embora os trabalhos administrativos da Casa continuem, os vereadores só voltam ao batente no próximo dia 5.

– A Pastoral Carcerária realiza nos próximos dias 25, 26 e 27 em Arrozal, distrito de Piraí, sua assembleia nacional diocesana. Estarão reunidos bispos de todo o país e coordenadores e integrantes da pastoral nos 12 municípios da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Entre os assuntos da pauta estão a construção da Casa de Custódia de Resende.

– Em Quatis, já foi marcada a apresentação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o vereador Edevaldo José da Silva, o Edevaldo Silva Radialista (PR). Ele é acusado de enriquecimento ilícito por ter assumido cargos na Câmara Municipal de Quatis apresentando um diploma falso para comprovar sua escolaridade. O relatório será lido na sessão do próximo dia 5, quando os vereadores voltam de seu recesso.

– Um dos candidatos a deputado estadual de Resende, Rogério Coutinho (PT), foi visto durante a semana na 89ª DP, a delegacia de Resende. Ele estava no balcão em que ficam as pessoas que vão ao local para registrar ocorrência. Será que a campanha eleitoral de 2014 já está virando caso de polícia?

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.