Laís Amaral

Escrevendo de cabeça inchada
Quando você estiver lendo esta nota (escrevo na quarta, antes do jogo), já saberemos quem enfrenta a seleção brasileira amanhã, dia 12. E minha cabeça já terá retornado às suas dimensões regulares. Não quero a Argentina prefiro disputar com a Holanda. Não sou compulsoriamente contra ‘los hermanos’. Muito pelo contrário. Assim que a ‘Tragédia de Belo Horizonte” foi consumada, decidi torcer por Messi e sua turma. Sentimento sul-americano. Brasil e Argentina seria um clássico dos sonhos na final da Copa, não, valendo o terceiro lugar. Parece coisa de segunda categoria. E seria um prêmio de consolação vencer um europeu. Uma “forra”. Mas se der tudo errado e a Holanda for para final, claro que torço pra ela, como na final de 1974.

O Copo dos Copos
A cachaça ‘Reserva dos Nosco’, do Marcelo Nordskog, conquistou o primeiro lugar no ranking da Revista VIP (edição de junho – Cleo Pires na capa) concorrendo com pingas renomadas de tradicionais áreas de produção. Conheço a branquinha. É muito boa mesmo. Minha história com pinga boa começou quando cheguei em Resende, há 22 anos. Editei um jornal de turismo chamado ‘Serra e Mar’ que além de falar da atividade turística da serra e do litoral – as duas pernas do nosso imenso potencial turístico – também incluía cultura regional e um dos itens obrigatórios, a cachaça. Visitei muitos alambiques e provei boas cachaças na região, abrangendo os três estados. Hoje sou um apreciador. O Marcelo Nordiskog colocou uma assinatura nórdica entre os tradicionais sobrenomes produtores da boa pinga na região. E acompanho a saga do Marcelão em busca da melhor pinga, desde a fase embrionária. Ele estudou, pesquisou. Viu a terra adequada, o tipo ideal de cana. Visitou os mais conceituados produtores país afora. Escolheu equipamentos de primeira. Foi paciente, até que produziu no seu simpático alambique na Fazenda Valparaíso, em Engenheiro Passos, a excelente pinga que já ganhou prêmios dentro e fora do estado e até de organizações internacionais. ‘Reserva do Nosco’, é motivo de orgulho, e motivo pra beber. Mas com moderação. Apreciando.

TRIPA
* Li numa rede social que o maior legado que a Copa deixou, foi mostrar ao mundo uma gente que valoriza a hospitalidade, a amizade e que é possível o convívio pacífico entre os povos * Estão abertas até 20 de agosto as inscrições para o Salão da pelo Primavera deste ano. Os interessados devem procurar o Museu de Arte Moderna (3360-6155/ 3360-4470) ou pelo e-mail: mam.resende@gmail.com * A antropóloga e jornalista mineira, Maria Silvério, acaba de chegar de Portugal e está lançando o seu primeiro livro-reportagem. Depois de pesquisar por dois anos o universo da troca de casais, escreveu o livro “Swing: Eu, Tu… Eles”. Seu trabalho de mestrado realizado no Instituto Universitário de Lisboa. A leitura é leve, e como o tema sugere, instigante, mostrando como funcionam casas de swing em Portugal e no Brasil. Publicado pela Chiado Editora, com 284 páginas, o livro será lançada em algumas capitais brasileiras nos meses de julho a agosto. Dia 22 de julho no Rio de Janeiro, na casa de swing Club Mix Bar e nos dias de 28 a 31 de julho, em São Paulo. Dia 5 de agosto em Natal. O livro também será vendido na versão digital, a partir de agosto * Alô Jurema Botafogo, passada a Copa, enfim voltaremos ao nosso delicioso campeonato brasileiro, com nossos craques que andam por aí a estragar os gramados. É a hora dos Neguebas da vida e congêneres. Já estou com saudade da Copa. Saco !

ANIVERSÁRIO
Na segunda, dia 7, mudaram de idade os amigos Gustavo Fichter, Jorge Cardoso e Milene Santiago. Dia 9, contou mais um ano de vida o Jacson Andrade. Ontem, dia 10, dois amigos inauguraram idade nova, o Ricardinho de Mauá e a Juliana Borges. Hoje, dia 11, é a vez do Laurens Jr, ficar receber os ‘parabéns’. Amanhã, dia 12, uma turma legal sopra velinhas. São eles: a Marlene Oliveira, o Marquinhos Botafoguense, a Gilmara Conceição e a minha amiga Gina Castro. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.