Obra embargada em Maromba é assinada por engenheiro da prefeitura de Itatiaia

A obra de um empreendimento comercial não identificado, próximo à cachoeira de Maromba, em Itatiaia, que foi embargada pela Prefeitura de Itatiaia e pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio) no início deste ano é assinada por um engenheiro da própria prefeitura. A informação está na placa da construção (foto), que ainda está no local, segundo moradores. Eles também apontam que, além da movimentação de terras, motivo alegado pela ICMbio para a paralisação da construção, a obra pode ter ainda outras irregularidades.

— O engenheiro responsável trabalha na secretaria de Obras da Prefeitura de Itatiaia. Ele deveria ser o fiscal responsável por obras na região, como servidor não poderia ser responsável por essa obra. E ele (o engenheiro) teria dito para o proprietário que a parte de documentação ele teria acertado tudo e que a obra seria liberada – denunciou Marcelo Brito, que além de morador do local é integrante do Conselho Consultivo da APA (Área de Proteção Ambiental) Mantiqueira (Conapam).

A obra teria começado em fevereiro deste ano e despertou a atenção dos moradores por acreditarem que ela estava sendo construída em uma área de declive, o que a tornaria uma Área de Proteção Permanente (APP). Após mostrarem fotografias da obra em uma página da internet, os moradores efetuaram uma denúncia junto ao ICMbio logo após o Carnaval e, na semana seguinte, após uma fiscalização, a obra foi autuada por movimentação irregular de terras.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.