Laís Amaral

Memórias Desordenadas. Letra ‘A’: Adriano Hipólito, bispo progressista
Iniciei as ‘Memórias Desordenadas’ tempos atrás pelo “Q”, de Quintana, homenagem ao poeta que fez 20 anos de morto. Reinicio em ordem alfabética. Letra “A”: Era um final de tarde nublado, fim de inverno, creio, e meu peito ainda doía do soco que o agente da Polícia Federal me acertara na véspera. Fomos levados à sala do delegado agora para saber que estávamos sendo libertados e que deveríamos agradecer ao deputado fulano de tal por isso. Na mesma sala, pela manhã, uma equipe da Globo gravara nossas imagens que correriam o país naquela noite, via JN. Um grupo de oito pessoas preso em flagrante fazendo pichação (‘abaixo a ditadura’), ato que estava proibido nas eleições daquele distante 1982. Fomos os primeiros presos (e processados) sob a nova lei. Muito tempo depois soubemos que a Igreja Católica é que pagara a fiança. Na verdade, o Bispo Diocesano, Dom Adriano. Dom Adriano Mandarino Hipólito, comandou a Diocese de Nova Iguaçu dos anos 60 até a metade dos ‘80’. Era dos chamados bispos progressistas que professavam a ‘Igreja dos Pobres’, inspirado no Concílio Vaticano II, na época, em harmonia com Roma. Uma liderança do naipe de Dom Mauro Morelli, Don Waldir Calheiros, Don Tomás Balduíno e outros. Colaborou com um dos mais encorpados e ricos movimentos populares surgidos no estado, o MAB – Movimento de Amigos de Bairro que em 76, 77 e 78 viveu o auge da sua efervescência servindo de berçário político para muita gente na Baixada Fluminense. Em 76, Don Adriano foi sequestrado e torturado por paramilitares. Em 79 uma bomba explodiu no altar da catedral de Nova Iguaçu. Eram tempos difíceis, mas a presença desse grande franciscano inspirava coragem e esperança. Morreu em 1996. O Brasil e a Igreja já eram outros.

Turma da Pelada ganha o ‘Cinquentão’
A Turma da Pelada conquistou o título do Futebol Soçaite Cinquentão da AABB domingo passado ao derrotar o time dos Brameiros na cobrança de pênaltis, depois do empate em 1 x 1 no tempo normal. Bispo para a Turma da Pelada e Mauro para os Brameiros marcaram no tempo normal, numa das finais mais disputadas dos últimos anos. Um jogaço. Pelada e Brameiros foram as duas melhores equipes durante toda a competição e a Turma da Pelada conseguiu os melhores números terminando o campeonato invicto, com o melhor ataque, a defesa menos vazada e o artilheiro da competição, Kid com 10 gols. O Brameiros além da taça de vice levou o título de melhor torcida. O Itatiaia conquistou o 3º lugar ao vencer o Ipiranga por 3 a 1, gols de Neizinho, Peixe e Zezé, descontou Kaká para o Ipiranga. Itatiaia levou também a taça disciplina. Valeu Paulinho da Farmácia pela organização padrão Fifa.

TRIPA
* O ‘Casarão Penedo’ agradou em cheio a quem compareceu sábado passado para assistir e se deliciar com o espetáculo “Vinícius de Moraes é… demais” com André Whately e Cia. A direção agilizar o serviço de cartões. A temporada do espetáculo segue até 19 de julho, sempre aos sábados às 20h30min. A cantora deste sábado será a grata revelação Ive Seixas, que dividirá o palco com os craques Luis Lima (Japão) na percussão e Thiago Zaidan (violão). E claro, André Whately nos poemas e papos * Passou a primeira rodada da Copa, e embora a seleção brasileira tenha me empolgado pelo poder de reação e tranquilidade diante de um placar adverso (até então não conhecia essa realidade) que impressionou foram Holanda e Alemanha. Espanha caiu (time cansado e previsível), Argentina teve muitos erros, mas deve melhorar e a Itália surge mais uma vez como um fantasma. Grande Copa * A estrutura com o super telão, barracas e música, que nos dois primeiros jogos da seleção ficou na Avenida Rita Ferreira da Rocha, atendendo à pedidos, da será transferida para a esquina de Perimetral Norte com Avenida das Amendoeiras, na Cidade Alegria, para o jogo Brasil e Camarões, segunda-feira, às 17 horas. A estrutura é itinerante * Tem uma cervejaria e choperia nova na cidade. Fica na Street Shopping (Cerâmica). É pequena, simpática e tem uma oferta bem variada do produto (nacionais e estrangeiras) * Escrevo a coluna antes do jogo: vamos lá Brasil !!

ANIVERSÁRIOS
A semana começou com quatro amigos mudando de idade, dia 15: Mauri Lopes, Francisneia de Carvalho, Moniquinha de Moraes e Carla Duizit. Na segunda, dia 16, foi a vez do amigo radialista Vinícius Lima. Na terça, 17, outra turma legal inaugurou idade nova, foram eles o Tadeu Rachid, a Karina Florenzano, a Geíza Monteiro e a Dirce Tavares (Fogueirão). No dia 18, ficaram mais experientes a Jaqueline Nascimento, a Adriana Flores, o secretário de fazenda do município, Renato Viegas e a Maria Alzira Lamin, meu primo Luciano Ramalho e Paul McCartney. Nessa quinta, dia 19 recebeu os ‘parabéns’ o Miguel Veiga (Maiss). Na sexta quem aniversaria é a Beth Bessa e a Marineia Monteiro. Sábado, dia 21, meus amigos Janilson Teixeira e Isabel Siqueira contam mais um ano de vida e no domingo, dia 22, o Yero Augusto sopra mais algumas velinhas. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.