Governo do Estado inaugura Clínica da Família em Quatis

O Governo do Estado entregou, no dia 11,a Clínica da Família da cidade de Quatis. Localizada no bairro Nossa Senhora do Rosário, a unidade, que será gerida pelo município, recebeu investimento da Secretaria de Saúde no valor de R$ 1.313 milhão. O governador Luiz Fernando Pezão participou da inauguração e anunciou a implantação de Clínicas da Família em outros municípios do Estado.

– Esta é a primeira Clínica da Família do Médio Paraíba. Nós vamos construir 59 unidades no estado. É uma clínica de qualidade, que traz cidadania e dignidade. A atenção básica de saúde é fundamental, pois um equipamento como esse resolve de 80% a 90% dos problemas, com acompanhamento de médicos, enfermeiros e agentes de saúde – afirmou o governador.

Com 362 metros quadrados de área construída, a nova clínica conta com cinco consultórios para atendimento médico e de enfermagem, um consultório com duas cadeiras odontológicas, salas de imunização e de curativos, espaço multiuso, além de farmácia.

O secretário de Saúde, Marcos Esner Musafir, falou sobre a importância de ter a unidade de atendimento básico no município de Quatis. 

– A Clínica da Família reforça o trabalho de prevenção e possibilita um diagnóstico precoce de doenças, evitando o agravamento do estado do paciente e a sobrecarga de unidades que devem se encarregar de casos mais complexos – afirmou o secretário.

A previsão é de que cerca de 7 mil pessoas cadastradas no Programa Saúde da Família sejam atendidas por mês. A unidade conta com duas equipes de estratégia do PSF, composta por dois médicos generalistas, dois dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, dois enfermeiros e 12 agentes comunitários de saúde. Além disso, a clínica fará atendimento nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Urologia e Ginecologia. Haverá ainda um Centro de Referência Materno-Infantil, com dois pediatras, quatro ginecologistas e um mastologista. Também será possível realizar exames de pré-natal e teste do pezinho na unidade.

Para o prefeito de Quatis, Bruno Souza, a Clínica da Família está levando qualidade de vida para a população. 

– Esse e um momento ímpar para nossa cidade, porque a clínica vai dar mais opções de atendimento aos moradores de Quatis, além de atender a todo o bairro Nossa Senhora do Rosário, que era carente e precisava dessa ajuda – disse o prefeito.

Esta é a terceira Clínica da Família construída e inaugurada com recursos estaduais. As outras já entregues pelo Governo do Estado ficam nos municípios de Bom Jardim e Três Rios. O objetivo das Clínicas da Família é reforçar a atenção básica com trabalho de prevenção, promoção da saúde e realizar diagnóstico precoce de doenças.

A previsão é de que sejam construídas 59 clínicas em 49 municípios, todas geridas pelas prefeituras municipais. Deste total, já estão em construção 16 unidades nas seguintes cidades: Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Niterói, Queimados, Rio Bonito, Aperibi, Sapucaia, Seropédica, Itaguaí, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro.

Saúde próxima à população

A auxiliar de serviços gerais Bernadete Alves de Barros, de 52 anos, está feliz com a construção da Clínica da Saúde em Quatis.

— Essa clínica veio em boa hora, porque a população de Quatis precisava de mais postos de atendimento médico. A unidade está muito bonita e bem equipada e vai ajudar muita gente – disse Bernadete.

Simone Edimile, de 23 anos, é vizinha da nova clínica e considera a unidade um presente para os moradores do bairro Nossa Senhora do Rosário.

— Me mudei para o bairro há um mês e abriram a Clínica da Família em frente à minha casa. Isso e um presentão para a população daqui e de bairros vizinhos, que não vai mais precisar se deslocar até a região central de Quatis para buscar atendimento médico.  Estou muito feliz com essa iniciativa, pois meus filhos terão atendimento de qualidade – explicou a dona de casa, que está grávida do segundo filho.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.