Síndrome dolorosa e incapacitante

A Síndrome da Distrofia Simpático-Reflexa, também chamado de Síndrome da Dor Regional Complexa (SDRC), problema diagnosticado no caso da jovem resendense Rafaella Barbosa de Oliveira Silva, de 13 anos, consiste em uma condição altamente dolorosa e incapacitante, geralmente desenvolvida depois de uma lesão traumática de variadas extensões.

A Associação Internacional para o Estudo da Dor divide a SDRC em dois tipos distintos, com base na presença da lesão do nervo: o Tipo I, também chamado de atrofia de Sudeck, distrofia reflexo neurovascular ou algoneurodistrofia, não apresenta lesões nervosas aparentes, e o Tipo II, antigamente denominada causalgia, apresenta evidências de lesões no nervo.

Ainda não estão claras as origens dessa síndrome, mas dentre os fatores que desencadeiam esse problema estão lesões e cirurgias, embora existam casos relatados que não apresentam nenhuma lesão identificável, podendo acometer indivíduos de todas as idades, sendo mais comum aparecer após os 40 anos de idade e em mulheres. Mas alguns casos notificados em adultos e adolescentes têm aumentado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.