Laís Amaral

Memórias desordenadas: “Q” de Quintana, Mário Quintana
O objetivo era iniciar por ordem alfabética, uma série de breves relatos, frutos do ofício de repórter (ou não). Mas nessa segunda-feira, dia 5, fez 20 anos da morte do poeta Mário Quintana. Começo então as memórias, desordenadamente, pelo ‘Q’. Depois do contato por telefone com a sobrinha e secretária do poeta, no dia marcado cheguei ao Hotel Royal, em Porto Alegre. Sem burocracias nem cerimônias, logo estava no quarto dele, e mais, sentado em sua cama a ouvir sua prosa, meio encantado. Nas paredes, fotos grandes de sua musa, Bruna Lombardi. A moradia era uma cortesia do jogador de futebol, Falcão, proprietário do hotel. O jornal que trabalhava ‘quebrara’ e Quintana, por não poder pagar o quarto, teve que deixar o Hotel Majestic onde vivera por mais de 10 anos. Tempos depois o mesmo Majestic seria transformado na Casa de Cultura Mário Quintana. O poeta vinha ganhando seu sustento fazendo textos publicitários para uma ótica local. E ria por pagarem por aquelas ninharias. No papo solto, conta uma história deliciosa: para comemorar data cívica de sua cidade, Alegrete, pediram que escrevesse algo para uma placa de bronze. Ele recusou alegando que “um equívoco em bronze é um equívoco eterno”. Resultado: colocaram a frase na placa. No final da nossa prosa, dei-lhe um livro meu com um poema em sua homenagem e ele retribui com um livro de trovas infantis para um filho. Como eu ainda não tinha, ele fez a dedicatória ao Felipe, então meu único sobrinho: “Ao Felipe, com carinho do Mário Quintana”. Os garranchos são hoje um troféu que meu sobrinho, que já é pai, guarda com orgulho. Drumonnd disse que a poesia de Quintana emociona e diverte. Eu acho isso também, e adoro. E faço de uma de suas tiradas, uma filosofia de vida: “Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas”. Quintana, poeta maior.

Festa do 1º de Maio, sucesso! Mas não para todos
Dia 1º de Maio rolou mais uma festa dos servidores públicos municipais de Resende no Parque de Exposições. Na ocasião alguns vereadores e o prefeito falaram do projeto do novo estatuto enviado para a Câmara. Um avanço, na opinião de muitos. Durante a festa foram sorteados muitos brindes, entre os quais, um automóvel para os servidores sindicalizados e uma mota para todos os servidores. Um amigo, servidor das antigas, que não foi à festa, me confidenciou o motivo da ausência: “o sindicato, além de não lutar pelos interesses dos servidores como deveria, ainda usa de discriminação, quando limitou a participação ao sorteio do carro. O carro foi comprado com recursos gerados pela contribuição sindical, ato compulsório a todos os trabalhadores, sejam eles sindicalizados ou não. Eles sorteiam um carro comprado com dinheiro que saiu também do meu bolso e eu, porque não sou sindicalizado, não tenho o direito de concorrer? Estou fora. Não vou bater palma para maluco dançar”, concluiu. Fica aí o feedback. PS: quem ganhou o carro foi um motorista veterano e o prêmio chegou muito em boa hora, segundo seus amigos. Parabéns a ele.

TRIPA
* Começou ontem, dia 8, e segue até este domingo, dia 11, no teatro do ‘Espaço Z’, a breve temporada do mais novo trabalho do Arthur Vinciprova, “Por trás da Pele”. Escrita e dirigida por ele, Vinciprova ainda divide o palco com a atriz Mônica Izidoro. É a história de um jovem tímido que contrata os serviços de uma prostituta decadente pelos classificados de um jornal. Promessa de surpresas no final. Classificação 16 anos * É neste final de semana (hoje, sábado e domingo) a tradicional Festa do Pinhão, hoje chamado de Festival do Pinhão. A abertura da festa será por volta das 19 horas, como sempre. Às 21 horas tem show com os violeiros da Associação Cultural Sertanejos-Resende. Às 22h30min tem o grupo Moda Universitária e encerrando a noitada, Jô e Samuel. No sábado à tarde tem competição hípica. A música começa às 20h30min com Mari Biolchini; às 22h, Nino Grandi and the Blueking, às 23h30min. Ph Trio, do Rafael Garrido e a uma da madruga, Barbra Zingler. No domingo a música começa às 13h com a Banda Gota Serena que volta às 16h. Às 20 a dupla Marcus e Alessandro e encerrando às 22h Tiago Oliveira. Boa festa pessoal * Depois de uma semana movimentada e produtiva em São Paulo, a nossa cantora do momento, Ive Seixas leva o seu ‘Andorinha, Só’ (voz, violão, chapéu no chão), para o Rio de Janeiro. A menina se apresenta nos dias 08 (19h – Gaia Art & Café, Leme), 09 (22h – Caipirinha Appreciation Society | brazil beyond clichés no CaipiHostel, Centro) e 10 (18h – AGÁQUÊS 02: Super Mulheres! no Sobrado Boemia, Laranjeiras) * Depois de três rodadas, o Soçaite Cinquentão da AABB tem na liderança absoluta com três vitórias o time da Turma da Pelada. Não haverá rodada neste domingo (Dia das Mães). No domingo dia 18 a rodada terá os seguintes jogos: Turma da Pelada x Capelinha (8h), Ipiranga x Itatiaia (10h) e Alambari x Brameiros (11h15min.) * e neste fim de semana mais uma grande vitória do Glorioso, o time que mais deu jogadores à seleção brasileira em todos os tempos.

ANIVERSÁRIOS
No fim de semana uma turma amiga inaugurou idade nova. Dia 3, olha só: Fernando França, a professora Helena Botelho, a Mery Helen, o Tiago Fumaça, a Mabele Balieiro e a Luciaria Diniz. No dia 4, foi a vez das gêmeas Silvia Mônica e Cida Andrade, do Vagner Firmo e do Beto Oliveira mudarem de idade. Na terça, dia 6, quem soprou velinhas foi a minha neta querida, Isabela Coupeê e o ‘Cruel’, nosso amigo que mora em frente ao boteco do Cérgio. E na quarta, dia 7, o Rafael Sekine, amigo do Cruel na Pestalozzi. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.