Laís Amaral

Guido de Castro, um forte
Meu parceiro de música e amigo Guido de Castro, morador de Quatis, como bom nordestino é, acima de tudo, um forte. Um verdadeiro militante da cultura brasileira. Se não bastasse entre tantas empreitadas, ter conquistado um ‘Ponto de Cultura’ junto ao MinC para fomentar manifestações culturais na tradicional ‘Feira da Roça’ naquele município, ainda mantém às suas próprias custas, o ‘Recanto 21’ um espaço destinado às artes, com predominância da música. Na Sexta-feira Santa passada, o bom público que lá compareceu pode se deliciar com a ótima música do grupo ‘Zangareio’, de Angra dos Reis. O grupo formado pelos ótimos PC Castilho, Fábio Iarede, Carlos Rabha e Paulinho São Gonçalo contou com as participações especiais de Marcílio Figueiró, Júlio Morgado e Fernando Grande. Todos conhecidos e este último um velho amigo dos tempos em que vivi em Angra. Eles vieram a convite do ex-prefeito e poeta, Alfredo de Oliveira, outra ‘figuraça’. Foi um dos melhores momentos musicais que convivi nos últimos tempos por aqui. O Zangareio é de encher as medidas. E qual não foi a surpresa de ao chegar no Recanto deparar com uma obra de ampliação do prédio e depois ficar sabendo que o Guido está construindo ali, um teatro com capacidade para duzentas pessoas! Como PC Castilho e outros membros do Zangareio destacaram, o Guido, pela sua coragem e desprendimento merece todo o nosso respeito e aplauso. Assino embaixo com entusiasmo. PS: Guido está lançando o CD ‘Andante’, muito bom, mas isso é assunto para outro dia.

Com um barulho desses, durma-se!
Alguns poucos analistas da cena cotidiana nacional já de algum tempo vem pontuando comentários chamando atenção para o fenômeno que ocorre não só no Brasil, mas no mundo a fora, que é o surgimento de forma intensa, de manifestações nazifascistas, racistas e outras tonalidades de ações tão ao gosto das direitas. No barulho corrido nas ruas da Ucrânia recentemente não foram poucas as atitudes e gestos assumidamente neonazistas entre lideranças e seguidores dos movimentos de rua. A grande imprensa nacional finge que não viu as manifestações de repúdio aos médicos cubanos, com tons incontestavelmente racistas e fascistas. Fala-se muito das atitudes racistas contra jogadores e até árbitros de futebol. Mas isso é apenas uma das pontas da intolerância crescente. Quem acompanhou de perto e não apenas pelo noticiário viciado do Jornal Nacional, a eleição para presidência da república em 2010, pode constatar o acirramento dessa tendência de intolerância. Dilma foi chamada de ‘sapatão’ e acusada de matar criancinhas. A própria folha de São Paulo publicou na primeira página uma falsa ficha dos órgãos de segurança da ditadura, dos tempos de guerrilheira da então candidata. E o jornal admitiu que a ficha era falsa. Isso sem falar nas inúmeras agressões homicídios de homossexuais e nordestinos em São Paulo. E a coisa se alastra também nas redes sociais. A Nossa TV aberta está contaminada e nos brinda à noite com os piores talk shows do mundo, certamente. Pra se ter uma ideia, o decadente, elitista e preconceituoso Jô Soares, além ter agora um programa ‘jabazeiro’, ao estilo Faustão, ainda vem perdendo audiência para um pretensioso e inconsistente Danilo Gentile, do SBT. E não adianta mudar para a Bandeirantes que lá está no ar outro saco vazio e preconceituoso, o tal Rafinha Bastos. Com a pobreza noturna da TV, meus amigos, o ideal é abrir um livro ou… dormir mais cedo.

TRIPA
* Neste sábado, dia 26, acontece o 8º Encontro dos ex-xeroquianos, que vai reunir em confraternização, mais de 90 ex-funcionários da empresa que durante muito tempo esteve instalada em Itatiaia. O encontro será na Churrasqueira do Lago do Clube Casa da Lua, como acontece todos os anos. E será uma grande oportunidade para atualizar contatos e curtir a emoção de rever os companheiros. Mas não será apenas a festa pela festa, haverá doações em alimento e em espécie beneficiando a Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus (Morada da Colina), cujo diácono Bell estará presente ao evento * A concessionária da rodovia Presidente Dutra, a CCR NovaDutra promoveu em Resende, nesses dias 23 e 24, (quarta e quinta), mais uma edição do Programa Estrada para a Saúde na Via Dutra. Nos dois dias foram oferecidos exames de saúde e serviços gratuitos aos caminhoneiros, das 10h às 20h, na unidade itinerante montada no pátio do posto de serviços Graal Embaixador. Beleza ! * E falando em serviço itinerante, hoje no bairro Paraíso o segundo dia do caminha Defesa do Consumidor. O veículo, um serviço itinerante do estado estará ao lado da Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima * Que delícia o festival Varilux de cinema francês que mais uma vez ocupou as telonas do cines do Resende Shopping. Muito bom essa oxigenação para o pessoal entender que existem outras linguagens cinematográficas, que não as estridentes e explosivas (hoje com raras exceções) produções hollywoddianas * Jurema e Carlinhos, estou esperançoso com o Mancini. Ele pelo menos mexeu no time, tirando três sanguessugas Edilson, Jorge Wagner e Marcelo Matos e o time melhorou. Na verdade o time é uma porcaria, mas nesse Brasileirão, tirando o Cruzeiro, o Galo, o Inter, o Grêmio e um pouquinho do Flu, o resto é porcaria igual a gente. Bom fim de semana a todos * Uma pena o Luciano do Vale ir antes da Copa.

ANIVERSÁRIOS
Na sexta passada, dia 18, inauguraram idade nova a Cris Coupe, minha filha de coração, o Sérgio Ritter e a doutora Ivani Nobre. Neste sábado, dia 26, sopra uma velinha o Felipe, filho do Fernando e da Cris. Parabéns e todas as felicidades do mundo a ele.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.