Laís Amaral

Neruda, a cachaça e os amigos
Antes de sair para o trabalho na segunda-feira, como sempre, agitei meu ritual diário de higiene matinal, incluindo uma faxina espiritual. Li dois poemas de Neruda e uma crônica de Rubem Braga. Pronto para mergulhar em mais um dia. Sei que este espaço por vez se torna árido. Quase um Atacama (já que reboquei o bardo chileno para essa viagem). É que, como escriba do cotidiano, sou feito vela de jangada, que, enfunada, segue para aonde o nariz do vento aponta. Adoraria falar da mulher mais bonita de Resende, mas ela sumiu do meu campo de visão. Queria falar da bela quaresmeira da Rua Bahia mas meu lirismo anda desfalcado. Talvez por conta deste falso Outono, estação que aprecio e que sempre me foi estimulante. Meu lirismo anda alquebrado, como o meu Botafogo (sem Seedorf e Garrincha, Nilton Santos, Didi, Jairzinho, etc, etc.). Gostaria de ter visto a Vivi Calaes naquele “Quando a arte foi à luta” interpretando algum depoimento sobre os anos de chumbo. Mas ela anda assoberbada com os trabalhos de assessoria de imprensa da faculdade. Mas mesmo de alma lírica destroncada vez ou outra sou mordido por alguma quimera e passo dias com febre e saudades do depois de amanhã. Penso no meu pai na cama, doente, penso nos sonhos dissolvidos e natimortos, penso que tenho que fazer contato com o grande Luiz Vieira e que não vai dar, mais uma vez, para trazer Monarco e a Velha Guarda da Portela a Resende. O incômodo do não-fazer incomoda. Ainda bem que tenho a amizade de Pablo Neruda, Rubem Braga e de um punhado de amigos-irmãos por aí. E mais aquela cachacinha branquinha e cheirosa que o Cérgio (com ‘C’) põe à nossa disposição. A vida é bela. Às vezes pode não parecer, mas é.

Em descrédito, as TVs só perdem para os políticos
Os números são da pesquisa Índice de Confiança na Justiça Brasileira, da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. O levantamento integra o 7º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e mostrou que é alta a desconfiança da população em relação aos meios de comunicação. Com relação aos políticos não foi novidade, continuam imbatíveis. No primeiro semestre de 2013, as instituições mais desacreditadas por parte da população eram os partidos políticos (95,1% dos brasileiros desconfiam). Em seguida o Congresso Nacional (81,5%) e depois as emissoras de TV, que não têm a confiança de 71% da população. Seguem a Polícia (70,1%) e a imprensa escrita (62%). Com índice melhor aparecem a Igreja Católica (50,3% desconfiam) e as Forças Armadas (34,6%). A pesquisa foi realizada junto a 3.300 brasileiros em oito estados.

TRIPA
* A atração da ‘Música na Praça’ (Praça Oliveira Botelho), hoje (dia 11) é Wilsinho Ramalho, começando às 19 horas. Amanhã, na ‘Rua da Música’, na Praça da Bandeira a atração é o craque Thiago Zaidan, começando às 12 horas e no ‘Domingo no Parque’ (Parque das Águas) com início previsto para as 10 horas, o gênero será a Bossa Nova. Tudo isso com a chancela da Casa da Cultura * Na próxima quarta-feira, dia 16, a Ponte Nilo Peçanha, a conhecida Ponte Velha completa 109 anos (e com corpinho de 50). A comemoração será no Arquivo Histórico, na Casa da Cultura, às 10 horas. Na ocasião haverá declamação de poemas * Na Sexta-feira Santa, dia 18, uma programação diferente: apresentação do Grupo Zangareio, às 20h30min, no Recanto 21, em Quatis. Ingresso a R$ 10. O grupo é de Angra dos Reis e tem no currículo a participação em shows de grandes nomes da MPB como Toninho Horta, Alceu Valença, João Nogueira. No repertório, canções de Milton Nascimento, Hermeto Paschoal, Beto Guedes entre outros * E o Ph Trio do meu amigo Raphael Garrido continua com sua maratona: na próxima sexta-feira, dia 18, estará com a Mari Biolchini no DOC Emporium, no dia 19 – no mesmo Empório Penedo, dia 20 no Pé de Canela, dia 21, no Espetinho Art Carioca, dia 22 com Mari Biolchini no Jazz Vilage, dia 23, com Mari Biolchini, no Teatro Café Pequeno, no Leblon e dia 26 com Rob e no Jazz Vilage * No próximo dia 26 de abril será realizado o 8º Encontro dos Ex-Xeroquianos. A confraternização, já conta com 92 ex-funcionários confirmados e será na Churrasqueira do Lago, no Clube Casa da Lua, como nas vezes anteriores. Esse com novidades. Depois eu conto.

ANIVERSÁRIOS
Quem completou dez anos de idade nessa quarta-feira, dia 9, foi o Centro Cultural Visconde de Mauá. Parabéns e todas as felicidades do mundo à Márcia Patrocínio e seus colaboradores pelo sucesso da entidade que é das mais ativas em toda a região.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.