Novas instalações do Senai poderão qualificar 8 mil alunos em Resende

O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio) inaugurou na manhã do dia 4 as novas instalações do Senai de Resende, que agora poderão formar 8 mil alunos por ano. Através do investimento de R$ 34 milhões, passaram a ser oferecidos os cursos de Automação Industrial e Técnico em Mecatrônica e 11 simuladores, entre eles dez de empilhadeira e um de solda.

As novas instalações, que possuem nove mil metros quadrados, no bairro Jardim Jalisco, contam com 38 salas e laboratórios de automação, instrumentação industrial, pneumática, hidráulica e TI. O novo Senai de Resende também passa a ter espaços específicos para atender as empresas Man Latin America, Nissan e Peugeot. As empresas cederam o maquinário para treinamento em, em contrapartida, o Senai fornece o espaço e os instrutores. Além disso, os mesmos equipamentos podem ser usados nos cursos oferecidos pelo Senai a toda a população de Resende.

– Procuramos atender a demanda da vocação da região, que é a indústria automotiva e a metalmecânica. Conversamos com algumas empresas sobre o que eles esperavam de nossa ampliação e assim definimos os cursos e ambientes. Parte do investimento recebemos por uma parceria com o governo através do Pronatec e a outra parte foi investimento próprio – explicou a chefe de educação do Senai de Resende, Maria do Carmo Silva Drumond.

Uma das alunas é a estudante Fabiana Oliveira, de 16 anos, que está fazendo o curso de técnica em mecânica: “Estamos desmontando, desenhando e cortando as peças. Antes eu não imaginava que fosse um mercado tão abrangente, mas agora que tive essa visão estou gostando bastante”, comentou Fabiana.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, enalteceu o investimento como sendo um benefícios não apenas para Resende, mas para todos os 17 municípios atendidos pela Firjan na reunião e também lembrou a importância desse ensino qualificado para o estado do Rio.

– É essencial termos essa unidade aqui. O Sul Fluminense é uma das bases do Rio, o setor metalmecânico é evidente aqui por causa das montadoras e existe a necessidade dessas capacitações. Quando começamos com as empresas automotivas tivemos que fazer escolas nas próprias plantas, mas a gora tendo esse recurso a importância é muito grande – avaliou Vieira.

O Novo Senai foi construído em dois anos e terá 84 novos instrutores, sendo alguns recém formados e outros com experiência não apenas técnica, mas também pelo mercado da região. Por uma sugestão de funcionários aprovada pela diretoria, a instituição se chamará Senai Henrique Antônio Nora de Oliveira, em homenagem ao ex-presidente da representação Sul Fluminense da Firjan, Henrique Nora, que morreu no ano passado. Os familiares de Nora também prestigiaram a inauguração do evento.

A Escola Sesi também terá uma ampliação que a permitirá atender 800 alunos por ano. Agora são 11 salas de aula convencionais e mais duas equipadas com recursos tecnológicos para trabalhos coletivos, Sala Sesi Matemática e laboratório conjugado de Ciência, Física e Química, laboratório de Informática, refeitório para  Educação Infantil, auditório para 110 pessoas, biblioteca e pátio coberto. A nova unidade vai oferecer também o Ensino Médio Articulado, onde o aluno tem a oportunidade de cursar o Ensino Médio ao mesmo tempo que faz o Curso Técnico de Mecânica.

Participaram do evento o vice-prefeito de Resende, Noel de Oliveira (PDT) e representantes de empresas como Seres, Coca Cola, Man Latin America, Nissan, Novartis, Peugeot, Hyundai e INB.

Você pode gostar

One thought on “Novas instalações do Senai poderão qualificar 8 mil alunos em Resende

  1. Parabéns, pela excelente iniciativa do Sistema Firjan, SENAI, Prefeituras e empresas que fazem parte do polo industrial da Região, Resende, Porto Real e Itatiaia, pela oportunidade oferecida aos estudantes e trabalhadores que buscam um aperfeiçoamento ou seja uma qualificação profissional para os novos rumos das políticas públicas de emprego no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.