A cooperação entre empresas e grupo de trabalhadores, com o intuito de ampliar sua competitividade no mercado regional, será o foco de um encontro empresarial organizado pela Superintendência de Economia Criativa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Resende. Com o tema “Associativismo”, os micros e pequenos empresários, além dos empreendedores individuais, terão acesso ao conhecimento desta estratégia de desenvolvimento coletivo, por intermédio das orientações do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, gratuito, será realizado segunda-feira, dia 20, às 19 horas, no Espaço Z, no Centro, com a participação do coordenador do Sebrae-RJ, em Resende, Jayme Souza Filho.
No ano passado foi realizou evento semelhante, orientando estudantes e profissionais sobre o MEI – Microempreendedor Individual. Desta vez, o Associativismo será o tema da reunião, elucidando dúvidas e orientando os participantes a criar novas parcerias empresariais. Segundo o Sebrae, associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas, com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados – uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.
Juntos, os empresários podem fortalecer seu poder de compra, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e, ainda, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Segundo a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, a parceria com o Sebrae vai contribuir para que novas associações e cooperativas possam surgir através da união das micro e pequenas empresas, assim como os empreendedores individuais.
Fonte: PMR